Aspectos televisuais do espiritismo na telenovela brasileira à luz dos Estudos de Cultura Visual

Autores

  • Marcos Vinicius Meigre e Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2018.v21.22127

Resumo

A investigação deste artigo está assentada nos modos de figuração da mediunidade em telenovelas brasileiras, exibidas nas três últimas décadas: A Viagem (1994), Alma Gêmea (2005) e Além do Tempo (2015). Valemo-nos dos Estudos de Cultura Visual e do estilo televisivo como aporte metodológico para compreender de que maneira o referido preceito do espiritismo (mediunidade) foi apresentado nas obras. O intento é captar alterações técnicas e estéticas, acompanhadas de reconfigurações socioculturais da religiosidade brasileira, num procedimento que chamamos televisualidade. Observa-se a prevalência do didatismo nas obras, apesar das singularidades adotadas, tais como a precisa referência ao espiritismo em A Viagem, as inspirações doutrinárias a elementos não característicos da centralidade do espiritismo em Alma Gêmea e o teor generalista de Além do Tempo.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Meigre e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Membro dos grupos de pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT/UFMG) e Comunicação, Linguagens e Tecnologias (COMLINTEC/UFV)

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Publicado

2019-02-06

Como Citar

MEIGRE E SILVA, M. V. Aspectos televisuais do espiritismo na telenovela brasileira à luz dos Estudos de Cultura Visual. Numen, [S. l.], v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2236-6296.2018.v21.22127. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/22127. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Cultura Visual e Religião