O ioga e os seus novos bens de salvação: relaxamento espiritual e homeostase divina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2017.v20.22037

Palavras-chave:

ioga, fisiologia, klesas, salvação espiritual, relaxamento, estresse

Resumo

O período antigo do ioga emerge em meio a uma sociedade indiana estratificada e influenciado por religiões como o samkhya e o hinduísmo bramânico, sistematizando-se como um dársana ortodoxo hinduísta por meio da escritura antiga Ioga Sutras (IS) alguns séculos antes de era cristã. O IS explica tanto as causas do sofrimento humano quanto a promessa de uma boa vida iogue, baseando-se na teoria comportamental dos klesas (apego, aversão, medo da morte, orgulho e ignorância) como nefastos a evolução espiritual. Um caminho óctuplo ou asthanga ioga (AI) edifica-se a partir dele como a proposta ioguica de salvação da alma. O AI visa, por meio de condutas éticas, práticas rituais corporais e a experiência mística do samadhi atenuar os klesas em busca da união com deus/Isvara. Na idade média indiano, entre os séculos X-XV d.C., esse sistema de crenças ioguico encontra a religiosidade tântrica, jainista e budista elevando o valor do corpo em detrimento a outros aspectos doutrinais do IS.

            A fase moderna do ioga, no entanto, está sendo erigida por influência de um novo contexto social-religioso. Atualmente, muito mais do que brâmanes e swamis, o ioga busca a sua legitimidade como caminho espiritual sob a égide da racionalidade científica e de novos movimentos religiosos do ocidente. Nesse processo, o ioga ressignifica a sua linguagem mística que circulava entre os ashrams e florestas indianos dos tempos antigo e medieval, para um público que enfrenta os desafios estressantes de se viver nos grandes centros urbanos ocidentais, sobretudo, uma sociedade do consumo, secular e privatizada religiosamente. Sabe-se que nos tempos atuais o ioga ressignifica a sua fisiologia metafísica à luz da ciência biomédica, desconfio que a teoria dos klesas, pode estar passando por uma reforma religiosa também.

A partir dessa conjuntura novas crenças despontaram para legitimar o discurso do ioga frente ao panorama social-religioso em que ele vive atualmente. Mais do que simples ressignificação simbólica, a soteriologia ioguica moderna está passando hoje por um processo de reforma soteriológica. As principais transformações que se destacaram, estão: 1) na elevação da concepção de estresse ao nível de klesa ou obstáculo espiritual; 2) o relaxamento, antagônico ao estresse-klesa, conquista natureza espiritual; e 3) por consequência, a libertação/salvação dos klesas-estresse adquiri substância “empírica” de estado místico como uma espécie de “homeostase divina”.

             Conclui-se que a racionalidade científica ao invés de promover o desencantamento religioso do ioga, legitima-o como um novo sistema de crenças e produz novos bens de salvação (estresse-klesa, relaxamento-espiritualizado e homeostase-samadhi). A associação dos benefícios para a saúde das práticas do ioga defendidos e propalados pela ciência fisiológica biomédica associado ao desassossego dos centros urbanos ocidentais, pode estar transformando a ética religiosa do ioga, corporificando os klesas, como causa essencial do sofrimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Serafim Simões, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. Graduado em Educação Física e especialista em Psicologia, Fisiologia e Yoga. Atualmente faz parte do CERAL (grupo de estudos da PUC-SP) coord. pelo prof. Frank Usarski.

Downloads

Publicado

2018-01-30

Edição

Seção

Seção Temática: Budismo: Da Índia ao Extremo Oriente