O aspecto iniciático da poesia: Proclo e o comentário à República de Platão

Autores

  • Cícero Cunha Bezerra Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Filosofia - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2015.v18.22012

Palavras-chave:

Platão, iniciação, Proclo, Poesia, República

Resumo

Não resta dúvida que o trabalho de Proclo consiste em uma das mais ricas fontes da tradição neoplatônica no que se refere ao caráter iniciático ou mistagógico dos textos platônicos. Seus comentários, frutos de uma prática comum à escola neoplatônica canonizada por Jâmblico e Albino, se estruturavam em um programa e lições oriundas de uma sequência iniciada com o Alcibíades (Maior) passando pelo Górgia, Fedon, Crátilo, Teeteto, Sofista, Político, Fedro, Simpósio e Filebo. Nesse sentido, podemos dizer que são expressões máximas dos aspectos ético, lógico-dialético, filosófico e teológico, entendidos como um processo, pela leitura, ascensional da alma em direção à “sabedoria divina” de Platão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Cunha Bezerra, Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Filosofia - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Departamento de Filosofia. Professor dos Programas de Pós-Graudação em Filosofia, Ciências da Religião e Letras da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador Produtividade CNPQ 2.

Downloads

Publicado

2016-05-23