Heidegger idólatra: a onto-teo-logia invertida do pensamento heideggeriano segundo Jean-Luc Marion

Autores

  • Alexandre Marques Cabral UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2014.v17.21946

Palavras-chave:

ídolo, ícone, onto-teo-logia

Resumo

O presente artigo possui como objetivo principal caracterizar o pensamento heideggeriano tardio como onto-teo-lógico e idolátrico. Servir-nos-emos, portanto, da obra do fenomenólogo francês Jean-Luc Marionoperacionalizando os conceitos de ídolo e ícone presentes, sobretudo, nas obras Deus sem o ser e O ídolo e a distância, além de explicitar o modo como ele compreende o conceito heideggeriano de onto-teo-logia, presente, além de em Deus sem o ser, em O visível e o revelado. Apesar de Heidegger ter criado o conceito de onto-teologia a fim de caracterizar todas as configurações históricas da metafísica, e ainda que tenha assinalado que o Deus da onto-teo-logia apresenta-se como “causa sui” e fundamento último dos entes, ele inverte, mas não perverte a onto-teo-logia

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

CABRAL, A. M. Heidegger idólatra: a onto-teo-logia invertida do pensamento heideggeriano segundo Jean-Luc Marion. Numen, [S. l.], v. 17, n. 2, 2015. DOI: 10.34019/2236-6296.2014.v17.21946. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21946. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Heidegger e a Religião