“Quero Trazer à Memória o que me Traz Esperança”. Movimento Ecumênico: Avaliação e Perspectivas

Autores

  • Magali do Nascimento Cunha UFJF

Resumo

Traçar um balanço do movimento ecumênico, por meio de uma avaliação e da identificação de perspectivas, dada a diversidade que o marca, é tarefa de difícil empreitada. Este artigo busca responder ao objetivo de abordar esta avaliação e as perspectivas dela decorrentes, por meio da narrativa da memória do movimento ecumênico no plano mundial e no Brasil, identificando os sucessos, as tensões, as crises e as superações, registrando nomes, episódios e situações emblemáticas. Entende-se aqui que recorrer à memória não é se deter no passado mas, a partir dele, lançar um olhar sobre o presente e para o futuro. Bibliografia especializada e depoimentos de quem viveu e vive o processo de construção do movimento ecumênico no Brasil são as referências fundamentais para o estudo aqui apresentado.

Palavras-chave: Ecumenismo; Movimento ecumênico; Conselho Mundial de Igrejas; Confederação Evangélica do Brasil; Memória social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali do Nascimento Cunha, UFJF

s

Downloads

Publicado

2011-11-25

Como Citar

CUNHA, M. do N. “Quero Trazer à Memória o que me Traz Esperança”. Movimento Ecumênico: Avaliação e Perspectivas. Numen, [S. l.], v. 1, n. 1 e 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21818. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos