Pluralismo religioso, sexualidade e experiência religiosa entre estudantes de ensino fundamental e médio

Autores

  • Edlaine de Campos Gomes UFJF
  • Juliana de Mello Jabor

Resumo

Diante do quadro de pluralidade do campo religioso brasileiro, impulsionado especialmente pelo crescimento, participação política e visibilidade das chamadas religiões pentecostais nas últimas três décadas, vimos surgir posicionamentos institucionais distintos em relação aos temas associados à sexualidade como o aborto, os métodos contraceptivos, a virgindade e o homossexualismo. Será que é possível pensar que as interpretações individuais decorrem exclusivamente das orientações institucionais? A proposta desse artigo é apresentar a análise de resultados sugeridos pela pesquisa realizada junto a 198 estudantes, com idade entre 14 e 18 anos, do ensino fundamental e médio da rede pública do estado de Santa Catarina. A pesquisa teve como objetivo estabelecer uma interface entre “ethos privado” e “experiência religiosa”, no sentido de perceber a relação entre pertencimento, adesão religiosa e posturas individuais.

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Biografia do Autor

Edlaine de Campos Gomes, UFJF

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Publicado

2010-08-15

Como Citar

GOMES, E. de C.; JABOR, J. de M. Pluralismo religioso, sexualidade e experiência religiosa entre estudantes de ensino fundamental e médio. Numen, [S. l.], v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21636. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos