Pluralismo religioso, sexualidade e experiência religiosa entre estudantes de ensino fundamental e médio

Authors

  • Edlaine de Campos Gomes UFJF
  • Juliana de Mello Jabor

Abstract

Diante do quadro de pluralidade do campo religioso brasileiro, impulsionado especialmente pelo crescimento, participação política e visibilidade das chamadas religiões pentecostais nas últimas três décadas, vimos surgir posicionamentos institucionais distintos em relação aos temas associados à sexualidade como o aborto, os métodos contraceptivos, a virgindade e o homossexualismo. Será que é possível pensar que as interpretações individuais decorrem exclusivamente das orientações institucionais? A proposta desse artigo é apresentar a análise de resultados sugeridos pela pesquisa realizada junto a 198 estudantes, com idade entre 14 e 18 anos, do ensino fundamental e médio da rede pública do estado de Santa Catarina. A pesquisa teve como objetivo estabelecer uma interface entre “ethos privado” e “experiência religiosa”, no sentido de perceber a relação entre pertencimento, adesão religiosa e posturas individuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Edlaine de Campos Gomes, UFJF

s

Published

2010-08-15

How to Cite

GOMES, E. de C.; JABOR, J. de M. Pluralismo religioso, sexualidade e experiência religiosa entre estudantes de ensino fundamental e médio. Numen, [S. l.], v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21636. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos