Artigo - Wearable art e o sistema-moda enquanto produção de subjetividade

Autores/as

  • ELISA BUENO UNESP
  • Júlia Lasry Benchimol Lanza
  • Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

Palabras clave:

wearable art, moda, artesanato, arte têxtil

Resumen

O artigo tem como objetivo explorar o potencial do movimento wearable art enquanto modelo de confecção de vestuário que promove a produção subjetiva. É pontuada a localização do objeto-roupa enquanto produto da cultura material e, portanto, ferramenta para o atendimento de necessidades humanas com base em Castilho (2009) e Squicciarino (1990). Também é observado o desvio de suas funções primárias devido ao alinhamento da moda ao sistema capitalista de produção, dentro de uma perspectiva pós-moderna (Bauman, 2021; Svendsen, 2010). Um breve panorama das inciativas contrárias ao modelo hegemônico de produção é apresentado, tendo em vista a exposição de linhas de pensamento alternativas, às quais a wearable art pode ser associada (Fletcher; Grose, 2011; Giwilt, 2020). São expostas as raízes históricas do movimento, bem como suas formas de manifestação. Por fim, discute-se em que medida a prática da artwear promove a produção de subjetividade, tanto do ponto de vista daquele que produz, quanto daquele que veste a peça.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-07-28

Número

Sección

DOSSIÊ – Fazer roupa: práticas que produzem a moda