Saída de santo:
dos artefatos simbólicos à estetização do sagrado do Candomblé no Terreiro T’Aziry Ladè, de Caruaru-PE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2024.v10.44157Palavras-chave:
Aesthetics, Photography, EducationResumo
No Agreste Pernambucano, no município de Caruaru, resiste a religiosidade afro-brasileira, em detrimento às imposições colonais e o preconceito local. Para a continuidade das tradições do Candomblé, urge a iniciação de novos/as adeptos/as da religião. O ensaio visual apresenta a saída de santo, momento último dos ritos que demarcam o renascimento de uma pessoa para o sagrado. Demarcada pelo ritmo sincopado dos atabaques, pelas cantigas destinadas ao divino e a presença da metafísica, estetizada em artefatos sacros, esse ensaio visual promove uma narrativa imagética e fotográfica desse rito, assim como a possibilidade de decolonizar o olhar destinado às tradições afrorreligiosas.
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Copyright (c) 2024 Leandro Tiago Ferreira
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