Saída de santo:

dos artefatos simbólicos à estetização do sagrado do Candomblé no Terreiro T’Aziry Ladè, de Caruaru-PE

Autores

  • Leandro Tiago Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2024.v10.44157

Palavras-chave:

Aesthetics, Photography, Education

Resumo

No Agreste Pernambucano, no município de Caruaru, resiste a religiosidade afro-brasileira, em detrimento às imposições colonais e o preconceito local. Para a continuidade das tradições do Candomblé, urge a iniciação de novos/as adeptos/as da religião. O ensaio visual apresenta a saída de santo, momento último dos ritos que demarcam o renascimento de uma pessoa para o sagrado. Demarcada pelo ritmo sincopado dos atabaques, pelas cantigas destinadas ao divino e a presença da metafísica, estetizada em artefatos sacros, esse ensaio visual promove uma narrativa imagética e fotográfica desse rito, assim como a possibilidade de decolonizar o olhar destinado às tradições afrorreligiosas.

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Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Ensaios