Negros em espaços brancos: três quadros, uma só história
Resumo
O presente artigo aborda a representação pictórica de negros a partir de três obras: Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto, 1891, de Almeida Jr.; Fascinação, 1909, de Pedro Peres; e Limpando metais, 1923, de Armando Vianna. As pinturas de gênero aqui analisadas evidenciam a presença negra em ambientes domésticos representativos da elite branca no período pós-abolição. As pinturas expõem a subjetividade negada a esse tipo social e comprovam a contínua exclusão a que foram submetidos, em cenas reveladoras da intimidade familiar burguesa. Buscam conquistar a empatia do observador, convidando-o a comover-se com a humanidade exposta nos temas apresentados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.