Gerais.uai: um protótipo de livro-jogo para o desenvolvimento do pensamento computacional nas Terras de Minas

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Livro-jogo, Aprendizagem Criativa, Educação Tecnológica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o Gerais.uai, um protótipo de livro-jogo concebido como recurso lúdico e cultural para o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica. A pesquisa adota abordagem qualitativa e descritiva, estruturada em quatro etapas: revisão teórica, planejamento narrativo, design pedagógico e sistematização do material. A proposta integra elementos da cultura mineira por meio de narrativas, enigmas e desafios que articulam lógica, criatividade e identidade regional, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora ainda não implementado em sala de aula, os resultados esperados indicam que o Gerais.uai pode promover aprendizagem criativa, contextualizada e significativa, contribuindo para o engajamento dos estudantes e para o fortalecimento da identidade cultural no processo de letramento digital.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-15

Como Citar

EVANGELISTA DA SILVA, W. Gerais.uai: um protótipo de livro-jogo para o desenvolvimento do pensamento computacional nas Terras de Minas. Lynx, [S. l.], v. 5, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/50602. Acesso em: 16 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais