O Pensamento Computacional na aprendizagem da Multiplicação: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45371

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Multiplicação, Revisão Sistemática

Resumo

Numa sociedade digital é necessário integrar a tecnologia ao conhecimento humano e consequentemente inseri-la ao contexto escolar. O Pensamento Computacional PC se define como uma abordagem que aplicada no contexto educacional auxilia na resolução de problemas de forma que os educandos possam elaborar estratégias criativas e colaborativas. Para ressignificar o processo educativo, o Pensamento Computacional pode ser desenvolvido com um recurso pedagógico que facilite o acesso à informação e torne a aprendizagem mais significativa. O QR Code é uma ferramenta tecnológica que associada ao PC pode contribuir e impulsionar o conhecimento. Nesse contexto, é importante conhecer o estado da arte das pesquisas na área sobre Pensamento Computacional associado ao QR Code para apoiar a aprendizagem. Este artigo descreve uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a aprendizagem da operação básica que envolve ideias multiplicativas de alunos do Ensino Fundamental I. Como resultado da Revisão Sistemática de Literatura foram selecionadas 3 publicações para análise. As leituras destes trabalhos apontam que o Pensamento Computacional é uma abordagem que auxilia na aprendizagem dos conceitos matemáticos e desenvolve habilidades em relação a resolução de problemas em todos os níveis de ensino. Entretanto não encontramos estudos que associam o Pensamento Computacional com QR Code como ferramenta tecnológica principal para apoiar a aprendizagem da multiplicação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-13

Como Citar

CARVALHO, A. O. de; BARRÉRE, E. O Pensamento Computacional na aprendizagem da Multiplicação: uma revisão sistemática de literatura. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45371. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45371. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais