O Pensamento Computacional na aprendizagem da Multiplicação: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45371

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Multiplicação, Revisão Sistemática

Resumo

Numa sociedade digital é necessário integrar a tecnologia ao conhecimento humano e consequentemente inseri-la ao contexto escolar. O Pensamento Computacional PC se define como uma abordagem que aplicada no contexto educacional auxilia na resolução de problemas de forma que os educandos possam elaborar estratégias criativas e colaborativas. Para ressignificar o processo educativo, o Pensamento Computacional pode ser desenvolvido com um recurso pedagógico que facilite o acesso à informação e torne a aprendizagem mais significativa. O QR Code é uma ferramenta tecnológica que associada ao PC pode contribuir e impulsionar o conhecimento. Nesse contexto, é importante conhecer o estado da arte das pesquisas na área sobre Pensamento Computacional associado ao QR Code para apoiar a aprendizagem. Este artigo descreve uma Revisão Sistemática de Literatura sobre a aprendizagem da operação básica que envolve ideias multiplicativas de alunos do Ensino Fundamental I. Como resultado da Revisão Sistemática de Literatura foram selecionadas 3 publicações para análise. As leituras destes trabalhos apontam que o Pensamento Computacional é uma abordagem que auxilia na aprendizagem dos conceitos matemáticos e desenvolve habilidades em relação a resolução de problemas em todos os níveis de ensino. Entretanto não encontramos estudos que associam o Pensamento Computacional com QR Code como ferramenta tecnológica principal para apoiar a aprendizagem da multiplicação.

Referências

BESSA, S; COSTA, D. S. Estratégias e procedimentos utilizados do 3o ao 5o ano do ensino fundamental na operação aritmética de multiplicação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, 2023. Disponível em: http://doi. org/1024109/2176-6681.rbep.1045262.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Despulgadas na Educação Básica. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2023.

KITCHENHAM B.A.; Charters, S. (2007) Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering – version 2.3, Keele/Staffs-UK and Durham-UK.

LOPES, C. C.; MEDEIROS, L. S.; PEREIRA, I. C.A.M. Uma unidade instrucional baseada em jogos educacionais matemáticos para auxiliar a aprendizagem das operações aritméticas elementares no ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, |Curitiba, v. 5, n. 6, p. 7314-7327, 2019.

MAFRA, J. R. S.; SANTOS, G.P. O ensino da matemática por atividades: uma interface entre recursos tecnológicos e o pensamento computacional. REMATEC Revista de Matemática, Ensino e Ciências, ano 15, n. 35, p. 79-99, 2020.

MASSA, N.P.; OLIVEIRA, G.S.; SANTOS, J.A. O construcionismo de Seymour Papert e os computadores na educação. Cadernos da Fucamp, v. 21, n.52, p. 110-122, 2022.

SOFFER, R. Tecnologia e Educação: Um diálogo Freire- Papert. Revista Tópicos Educacionais, Recife, v.19, n.1, p. 147-162, jan/jun, 2013.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.

________ Seymour. Computador como material: mexendo com o tempo. Teachers College Record, New York, v.89, n. 3, 1988.

_______ Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era do Computador.Nova York; 1993.

ROCHA, Kátia Coelho. Pensamento Computacional para professores de matemática: pensar-com abstrações reflexionantes. 2023. Tese (Doutorado Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2023.

SOFFER, R. Tecnologia e Educação: Um diálogo Freire- Papert. Revista Tópicos Educacionais, Recife, v.19, n.1, p. 147-162, jan/jun, 2013.

WING, Jeannette. Computational Thinking. Communications of the ACM, 3. ed. n 49, 2006. DOI 0001- 0782/06/0300.

WING, Jeanette Marie. Computational Thinking Benefits Society. Social Issues in Computing, 2014. Disponível em http://socialissues.cs.toronto.edu/index.html%3Fp=279.html>. Acesso em: 01 set. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-13

Como Citar

CARVALHO, A. O. de; BARRÉRE, E. O Pensamento Computacional na aprendizagem da Multiplicação: uma revisão sistemática de literatura. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45371. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45371. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais