AVA e redes sociais em disciplinas de Matemática na graduação à distância

Autores

  • Ana Carolina da Silva Chagas Rezende UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.38853

Palavras-chave:

AVA, Redes Sociais, Matemática, Graduação a distância, EAD, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo estabelece uma discussão sobre o uso de AVA e Redes sociais no ensino de disciplinas matemáticas na graduação a distância. Durante o processo foram realizados estudos sobre o ensino da matemática à distância, como por exemplo, quais são os “gaps”, as dificuldades, os fatores que influenciam nesse processo de ensino e aprendizado. Foi realizada pesquisa prática aplicada através de formulários online para professores e alunos da graduação a distância, em contato com disciplinas voltadas à matemática. Esta pesquisa revelou que as redes sociais são um instrumento poderoso no ensino da matemática, mas não são o fator principal para o êxito desse processo. O sucesso do processo é um conjunto de ações tais como, boa comunicação, feedback constante de professores e alunos, uma boa coordenação de todo o processo do plano curricular e da comunicação entre o corpo docente, papéis e responsabilidade bem definidas entre o professor e o aluno, o sentimento de pertencimento a rede, e por fim os instrumentos de tecnologias digitais ao favor de todo o processo. Para finalizar, foi identificado novas perspectivas sobre estes estudos como a criação de uma BNCC para o curso EAD, garantindo normas e procedimentos adequados como base nesta modalidade de ensino, e uma possível regularização do uso das redes sociais de forma a ter registrado os direitos e deveres para os atores da utilização dessa tecnologia.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-27

Como Citar

REZENDE, A. C. da S. C. AVA e redes sociais em disciplinas de Matemática na graduação à distância . Lynx, [S. l.], v. 2, 2023. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.38853. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/38853. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais