Tecnologias educacionais e o perfil do Licenciado em Computação: uma discussão acerca do itinerário desta formação

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Licenciatura em Computação, Perfil do licenciado

Resumo

As demandas por tecnologias educacionais no Brasil vêm aumentando a medida que estas prestam subsídios teóricos, metodológicos e de interatividade, para os mais variados níveis, etapas e modalidades de ensino, isto é, esta demanda é interdisciplinar. Para tanto, este trabalho, busca compreender de que maneira o curso de licenciatura em computação, bem como o itinerário formativo, contribui com a práxis pedagógica dos professores do século XXI e para a sociedade como um todo. A metodologia desta pesquisa, está estruturado em uma revisão bibliográfica com apoio de pesquisas documentais, isto é, em legislações e documentos que amparam o curso de licenciatura em computação em computação, possuindo uma abordagem qualitativa de pesquisa, que busca compreender a realidade a qual está inserida toda a dinâmica e a temática pesquisada. Por fim, compreende-se que esta pesquisa, insere-se no cabedal de pressupostos teóricos e técnicos, da importância das tecnologias e das discussões acerca do ensino de computação e das tecnologias no âmbito da educação, bem como a importância deste profissional não apenas na educação básica, mas em todos os locais que existam aprendizagem, educação e tecnologias.

Referências

BRASIL. Resolução nº 5, de 16 de novembro de 2016 .Disponível em: < https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22073129/do1-2016-11-17-resolucao-n-5-de-16-de-novembro-de-2016-22073052 > acesso em 20 de Jul de 2021.

BRASIL, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. TAKAHASHI, Tadao (Org). Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em:. http://www.inst-informatica.pt/servicos/informacao-e-documentacao/bibliotecadigital/gestao-e-organizacao/BRASIL_livroverdeSI.pdf Acesso em: 24 Jul 2021.

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: Um convite. 3. ed. – Florianópolis : Editora da UFSC, 2016. 233 p.

CARMO, Valéria Oliveira do. Tecnologias educacionais – São Paulo, SP : Cengage, 2016.

SANTOS, Carlinho Alves dos; Moraes, Denise Rosana da Silva. Tecnologia educacional no contexto escolar: Contradições, desafios e possibilidades. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2085-8.pdf acesso em 20 de Jul de 2021.

SCORTEGAGNA, Liamara. Informática na educação ‒ Juiz de Fora : CEAD/UFJF, 2014. 63 p

SILVA, Gustavo Thayllon França. Metodologia de ensino em computação e educação tecnológica: um estudo de caso realizado na região do vale do aço/mg. Revista Ciência Contemporânea. V.1, n1, 2018.

WUNSCH, Luana Priscila; JUNIOR, Alvaro Martins Fernandes. Tecnologias na Educação: com ceitos e práticas. Curitiba – PR: InterSaberes, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-11

Como Citar

FRANÇA SILVA, G. T. . Tecnologias educacionais e o perfil do Licenciado em Computação: uma discussão acerca do itinerário desta formação. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/35052. Acesso em: 2 dez. 2021.