Tecnologias educacionais e o perfil do Licenciado em Computação: uma discussão acerca do itinerário desta formação
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2021.v1.35052Palavras-chave:
Tecnologias educacionais, Licenciatura em Computação, Perfil do licenciadoResumo
As demandas por tecnologias educacionais no Brasil vêm aumentando a medida que estas prestam subsídios teóricos, metodológicos e de interatividade, para os mais variados níveis, etapas e modalidades de ensino, isto é, esta demanda é interdisciplinar. Para tanto, este trabalho, busca compreender de que maneira o curso de licenciatura em computação, bem como o itinerário formativo, contribui com a práxis pedagógica dos professores do século XXI e para a sociedade como um todo. A metodologia desta pesquisa, está estruturado em uma revisão bibliográfica com apoio de pesquisas documentais, isto é, em legislações e documentos que amparam o curso de licenciatura em computação em computação, possuindo uma abordagem qualitativa de pesquisa, que busca compreender a realidade a qual está inserida toda a dinâmica e a temática pesquisada. Por fim, compreende-se que esta pesquisa, insere-se no cabedal de pressupostos teóricos e técnicos, da importância das tecnologias e das discussões acerca do ensino de computação e das tecnologias no âmbito da educação, bem como a importância deste profissional não apenas na educação básica, mas em todos os locais que existam aprendizagem, educação e tecnologias.
Referências
BRASIL. Resolução nº 5, de 16 de novembro de 2016 .Disponível em: < https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22073129/do1-2016-11-17-resolucao-n-5-de-16-de-novembro-de-2016-22073052 > acesso em 20 de Jul de 2021.
BRASIL, MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. TAKAHASHI, Tadao (Org). Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em:. http://www.inst-informatica.pt/servicos/informacao-e-documentacao/bibliotecadigital/gestao-e-organizacao/BRASIL_livroverdeSI.pdf Acesso em: 24 Jul 2021.
CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: Um convite. 3. ed. – Florianópolis : Editora da UFSC, 2016. 233 p.
CARMO, Valéria Oliveira do. Tecnologias educacionais – São Paulo, SP : Cengage, 2016.
SANTOS, Carlinho Alves dos; Moraes, Denise Rosana da Silva. Tecnologia educacional no contexto escolar: Contradições, desafios e possibilidades. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2085-8.pdf acesso em 20 de Jul de 2021.
SCORTEGAGNA, Liamara. Informática na educação ‒ Juiz de Fora : CEAD/UFJF, 2014. 63 p
SILVA, Gustavo Thayllon França. Metodologia de ensino em computação e educação tecnológica: um estudo de caso realizado na região do vale do aço/mg. Revista Ciência Contemporânea. V.1, n1, 2018.
WUNSCH, Luana Priscila; JUNIOR, Alvaro Martins Fernandes. Tecnologias na Educação: com ceitos e práticas. Curitiba – PR: InterSaberes, 2018.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 GUSTAVO THAYLLON FRANÇA SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.