O ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NA EJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ênila de Oliveira Silva de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0001-9919-8595
  • Cristiane Costa do Carmo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Vitor Paes Rettore Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2020.v1.25595

Palavras-chave:

Biotecnologia, Aprendizagem, Agentes Biológicos, Ferramentas de Ensino

Resumo

A biotecnologia é um conjunto de técnicas que envolve diversas áreas e conceitos, permitindo analisar múltiplas questões, sobre alimentação, meio ambiente, agricultura entre outras. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente EJA Médio, com o objetivo de aprimorar o ensino de biotecnologia, além de desenvolver práticas que facilitem a aprendizagem dos conteúdos relacionados à mesma. Para tal, inicialmente analisou-se o livro didático utilizado em sala, que é um dos principais materiais utilizados como fonte de pesquisa pelo professor. Os itens observados no livro foram: ano de publicação; presença do tema biotecnologia enquanto item isolado; número de páginas/capítulos dedicados ao tema; aproximação à realidade do aluno; linguagem acessível e contemporânea. Assim, pode-se se verificar que os autores do livro adotado referenciam a biotecnologia em um capítulo com 14 páginas, sendo inseridos conceitos sobre DNA, transgênicos, bem como uma prática com extração do DNA do morango, preocupando-se em aproximar o conteúdo à realidade do aluno. Posteriormente à análise do livro, foi realizada uma discussão com os alunos a fim de analisar o conhecimento prévio dos mesmos sobre o tema biotecnologia. Estes demonstraram em suas respostas a grande influência das mídias na divulgação sobre biotecnologia. Em seguida foram realizadas três práticas com os alunos: extração do DNA do tomate; ação de enzimas proteases atuando no colágeno existente na gelatina; e indicador ácido-base com extrato de repolho roxo. Durante estas práticas foram discutidos os conceitos e conteúdos que envolvem as mesmas, além de ser demonstrado aos alunos que a biotecnologia está inserida na produção de produtos comuns, como pães e iogurtes, entre outros. Como resultado, percebe-se um grande interesse dos alunos nas práticas realizadas, que funcionam como um ótimo método de ensino e aprendizagem. Foi verificado ainda que a biotecnologia necessita de uma abordagem maior e mais ligada à realidade do aluno durante as aulas para que esta não se torne complexa e distante dos conhecimentos dos mesmos.

 

Biografia do Autor

Ênila de Oliveira Silva de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

pós graduação em Ciências Biológicas Universidade Federal de Juiz de Fora

Cristiane Costa do Carmo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Formação Científica para Professores de Biologia

Universidade Federal do Rio de Janeiro

João Vitor Paes Rettore, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Genética e Biotecnologia

Universidade Federal de Juiz de Fora

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-02

Como Citar

ALMEIDA, Ênila de O. S. de; COSTA DO CARMO, C. .; PAES RETTORE, J. V. . O ENSINO DA BIOTECNOLOGIA NA EJA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2675-4126.2020.v1.25595. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/25595. Acesso em: 24 nov. 2024.