Consumo midiático, localismos e cosmopolitismos: a série brasileira Coisa mais linda

Autores

  • Clarice Greco Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP)
  • Gustavo Souza Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulisa (UNIP)
  • Simone Luci Pereira Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.26243

Palavras-chave:

consumo midiático, Netflix, Coisa Mais Linda, Memória, Feminismo

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre novas formas de consumo midiático, como as plataformas de Video on Demand a exemplo da Netflix, abordando o localismo nas produções nacionais e o cosmopolitismo proporcionado pela transmissão de conteúdo para públicos globais. A conceituação teórica é ancorada em autores que discutem o consumo cultural (GARCÍA CANCLINI, 2004), a nacionalização da ficção televisiva (LOPES, 2004) e a memória como recurso no audiovisual (MACDOUGALL, 1998). Em seguida, discorremos brevemente sobre as séries nacionais produzidas pela Netflix Brasil até o final de 2019, a fim de ilustrar as primeiras experiências da produtora e a tendência a certos tipos de narrativas ou gêneros. Por fim, analisamos os elementos nacionais e a relação com a memória presentes na série Coisa Mais Linda (Netflix Brasil, 2019). A análise da série parte da ideia de “promessa de sentido” (JOST, 2008) para, a seguir, se deter na narrativa com foco nas personagens (JOLY, 1996). Como resultado argumentamos que é possível perceber na série elementos de uma ‘brasilidade’ demarcada para conquista de público internacional e o uso de uma temporalidade passada para discutir questões do presente.

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Biografia do Autor

Clarice Greco, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP)

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP (Brasil). Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais. Email claricegreco@gmail.com

 

Gustavo Souza, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulisa (UNIP)

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP (Brasil). Pós-Doutor em Comunicação pela UFSCar, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Estudos de Análise de Produtos Audiovisuais. Email: gustavo03@uol.com.br

Simone Luci Pereira, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP. Pós-Doutora em Comunicação. Pós-Doutora em Música. Pós-Doutora em Ciencias sociales, niñez y juventude. Pesquisadora do GT CLACSO “Juventudes e Infâncias na América Latina”. Coordenadora do UrbeSom (Grupo de Pesquisa em Culturas urbanas, música e comunicação). Email: simonelp@uol.com.br

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

GRECO, C.; SOUZA, G.; LUCI PEREIRA, S. Consumo midiático, localismos e cosmopolitismos: a série brasileira Coisa mais linda. Lumina, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 156–173, 2020. DOI: 10.34019/1981-4070.2020.v14.26243. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/26243. Acesso em: 29 mar. 2024.