A disputa eleitoral no ciberespaço: uma análise das estratégias dos candidatos a deputado federal nas fanpages

Autores

  • Luiz Ademir de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Carolina Lima Silva Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21245

Palavras-chave:

espaço público, propaganda política, comunicação digital, redes sociais, interação.

Resumo

A partir da discussão sobre a esfera pública, da perspectiva crítica à concepção deliberativa, discute-se a interface entre a Comunicação e a Política, com foco nos processos eleitorais (Habermas, 1984; Assmann, 2013; Benkler, 2006). As eleições mais recentes no Brasil, mais especificamente as de 2012 e 2014, demarcaram uma mudança em termos de propaganda política, com o uso mais recorrente da internet e, principalmente, das redes sociais. Os candidatos utilizam as redes sociais para construção de uma imagem positiva, na busca de consolidar accountability político, com o intuito de conquistar eleitores, influenciar opiniões e gerar maior identificação com suas campanhas. Nesse contexto, o artigo procura compreender o uso da rede social Facebook a partir da análise das fanpages de três candidatos a deputado federal nas eleições de 2014, Margarida Salomão (PT), Marcus Pestana (PSDB) e Júlio Delgado (PSB), que têm domicílio eleitoral em Juiz de Fora (MG).  As redes sociais também implicam em relações de sentido construídas a partir de interações entre cidadãos e candidatos nestas fanpages. Por isso, num segundo momento, a análise concentra-se na investigação do processo de discussão política nas redes.

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Biografia do Autor

Luiz Ademir de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Comunicação Social pela UFMG, mestre e doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, é docente e pesquisador do Curso de Comunicação Social da UFSJ e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF.

Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, docente e pesquisador da Faculdade de Comunicação Social (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Curso de Graduação em Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM).

Carolina Lima Silva Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação e Mestre em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como Coordenadora da assessoria de comunicação do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distancia da UFJF.

Referências

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de; FIGUEIRA LEAL, P. R.; SILVA PEREIRA, C. L. A disputa eleitoral no ciberespaço: uma análise das estratégias dos candidatos a deputado federal nas fanpages. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21245. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21245. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos