A disputa eleitoral no ciberespaço: uma análise das estratégias dos candidatos a deputado federal nas fanpages
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21245Keywords:
espaço público, propaganda política, comunicação digital, redes sociais, interação.Abstract
A partir da discussão sobre a esfera pública, da perspectiva crítica à concepção deliberativa, discute-se a interface entre a Comunicação e a Política, com foco nos processos eleitorais (Habermas, 1984; Assmann, 2013; Benkler, 2006). As eleições mais recentes no Brasil, mais especificamente as de 2012 e 2014, demarcaram uma mudança em termos de propaganda política, com o uso mais recorrente da internet e, principalmente, das redes sociais. Os candidatos utilizam as redes sociais para construção de uma imagem positiva, na busca de consolidar accountability político, com o intuito de conquistar eleitores, influenciar opiniões e gerar maior identificação com suas campanhas. Nesse contexto, o artigo procura compreender o uso da rede social Facebook a partir da análise das fanpages de três candidatos a deputado federal nas eleições de 2014, Margarida Salomão (PT), Marcus Pestana (PSDB) e Júlio Delgado (PSB), que têm domicílio eleitoral em Juiz de Fora (MG). As redes sociais também implicam em relações de sentido construídas a partir de interações entre cidadãos e candidatos nestas fanpages. Por isso, num segundo momento, a análise concentra-se na investigação do processo de discussão política nas redes.Downloads
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References
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2016-04-29
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OLIVEIRA, L. A. de; FIGUEIRA LEAL, P. R.; SILVA PEREIRA, C. L. A disputa eleitoral no ciberespaço: uma análise das estratégias dos candidatos a deputado federal nas fanpages. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21245. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21245. Acesso em: 25 dec. 2024.
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