O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21111Palavras-chave:
Jocoso. Feiura. Beleza. Representação. Mulher.Resumo
Este artigo é uma reflexão sobre as representações sociais jocosas na música popular brasileira. Baseia-se na análise da narrativa musical A mulher bonita e a feia. Composta por Caju & Castanha, o repente privilegia um enredo que evidencia conhecimentos sociais ligados à jocosidade. Na narrativa, dois oponentes travam uma disputa hedonista sobre a beleza e feiura femininas. A desconstrução narrativa permite uma análise a partir das teorias das representações e dos estudos culturais. A fundamentação teórica abrange o feminismo e a história das mulheres. Conclui-se que a narrativa regional ganha notoriedade nacional a partir de um processo de midiatização. Assim também, resulta que a feminilidade está atrelada à beleza normativa e sua ausência gera escárnio. A canção popular se baseia na representação dual de feiura e beleza. A jocosidade está nesta música popular, como em tantas outras, pela compreensão das questões simples do cotidiano.
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