O jocoso na feiura e na beleza: dualismo e feminilidade na música popular
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21111Keywords:
Jocoso. Feiura. Beleza. Representação. Mulher.Abstract
Este artigo é uma reflexão sobre as representações sociais jocosas na música popular brasileira. Baseia-se na análise da narrativa musical A mulher bonita e a feia. Composta por Caju & Castanha, o repente privilegia um enredo que evidencia conhecimentos sociais ligados à jocosidade. Na narrativa, dois oponentes travam uma disputa hedonista sobre a beleza e feiura femininas. A desconstrução narrativa permite uma análise a partir das teorias das representações e dos estudos culturais. A fundamentação teórica abrange o feminismo e a história das mulheres. Conclui-se que a narrativa regional ganha notoriedade nacional a partir de um processo de midiatização. Assim também, resulta que a feminilidade está atrelada à beleza normativa e sua ausência gera escárnio. A canção popular se baseia na representação dual de feiura e beleza. A jocosidade está nesta música popular, como em tantas outras, pela compreensão das questões simples do cotidiano.
Downloads
References
CAJU, José Albertino da Silva. e CASTANHA, José Roberto da Silva. A mulher bonita e a feia. N.d. Disponível em: http://letras.mus.br/caju-e-cimbróglioastanha/350544/ Acesso em: 02 jan 2014
CAMARGO, Francisco e HOFF, Tânia. Erotismo e mídia. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2002.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
ECO, Umberto. Los marcos de la “libertad” cómica. In: ¡Carnaval! México: Fondo de Cultura Económica, 1989. 200 p.
______. História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2007.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos estudos culturais – Uma versão latino-americana. Ed. online. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FRAISSE, Geneviève. e PERROT, Michelle. História das mulheres no Ocidente. v. 2. Porto: Afrontamento; São Paulo: EBRADIL, 1991.
HALL, Stuart. The Work of Representation. In: HALL, Stuart (org.) Representation. Cultural Representations and Signifying Practices. /sage/Open University: /londons/Thousand Oaks/New Delhi, 1997.
HIRATA, Helena, et al. (org.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: UNESP, 2009.
IZQUIERDO, Maria Jesús. Bases materiais do sistema sexo/gênero. Tradução livre do texto: Bases materiales del sistema sexo/genero. CARLOTO, Cássia Maria. São Paulo: Sempreviva Organização Feminista – SOF, p. 1-5, 1990
LAURETIS, T. de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloisa B. (Org.). Tendências e Impasses. Rio de Janeiro: Rocco, p. 207-242, 1994.
LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. Trad. Alcides João de Barros. São Paulo: Ática, 1991.
LIMA, Rogério da Silva. O Cordel no contexto da música popular brasileira. Imaginar o Sujeito brasileiro e a Nação pela música popular. In: Escritural - Écritures d'Amérique latine, n. 6, Décembre 2012. Disponível em: http://www.mshs.univ-poitiers.fr/crla/contenidos/ESCRITURAL/ESCRITURAL6/ESCRITURAL_6_SITIO/PAGES/Silva.html. Acesso em 12 jan 2014.
LUTFI, Eulina Pacheco. SOCHACZEWSKI, Suzanna. e JAHNEL, Teresa C. As representações e o possível. In: MARTINS, José de Souza (org.). Henri Lefebvre e o retorno a dialética. São Paulo: Hucitec, 1996.
MAIAKÓVSKI, Vladimir. Poética - Como Fazer Versos. São Paulo: Global, 1991.
MORAES, Vinícius de. Receita de Mulher. In: Antologia poética. Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1965, p.232.
MORIGI, Valdir José e BONOTTO, Martha E. A Narrativa Musical, Memória e Fonte de Informação Afetiva. In: Em Questão: comunicação e informação. Porto Alegre: UFRGS, V. 10, N. 1, pp. 143-161, jan-jun, 2004. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/88/47 Acesso em: 16 jan 2014.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007, p. 155.
REMAURY, Bruno. Le beau sexe faible: Les images du corps féminin entre cosmétique et santé, Grasset/Le Monde in. Collection Partage du savoir. Cap. 1. 1 - Le corps au présent : l'hypothèse de maturité. France, 2000, 264 p. Disponível em: http://www.grasset.fr/chapitres/ch_remaury.htm. Accesso: 10/09/2012.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes no pós-humano: da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira, São Paulo, Editora 34, 2008.
SILVEIRA, Ada Cristina. M. da. Representações midiáticas: reflexão sobre o estatuto representacional das mídias. Santa Maria: UFSM, 2002, 168p.
WOLF, Naomi. O Mito da Beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).