O cinema sai da rua para o último piso: sociabilidade, exibição e espectação cinematográficas no espaço urbano da Tijuca
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21044Palavras-chave:
espaço urbano, exibição cinematográfica, espectação cinematográficaResumo
O bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, jáconcentrou boa parte dos cinemas de rua que existiram na cidade no
século XX. O ponto central do lugar, a Praça Saens Peña, já foi
chamado de Segunda Cinelândia Carioca. No final da década de 1990,
todos os seus movie palaces e cinemas poeirinhas foram fechados e
ocupados por igrejas evangélicas, drogarias e lojas de departamento.
Hoje, na região há somente um multiplex, com seis salas, no último
piso do shopping center local. Partindo de uma pesquisa etnográfica,
pretendemos estudar o processo de extinção deste espaço da exibição
– antes facilmente acessado a partir das calçadas – e perscrutar como
ocorreu a migração da atividade de ir ao cinema para dentro do
shopping. Abordaremos questões como as relações entre cidade,
indivíduos e salas de exibição, passando pelas atuais condições de
espectação cinematográfica na Tijuca, dentro das dinâmicas sócioculturais
desse ambiente citadino.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-06
Como Citar
FERRAZ, T. G. O cinema sai da rua para o último piso: sociabilidade, exibição e espectação cinematográficas no espaço urbano da Tijuca. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21044. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21044. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).