O cinema sai da rua para o último piso: sociabilidade, exibição e espectação cinematográficas no espaço urbano da Tijuca
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2009.v3.21044Palabras clave:
espaço urbano, exibição cinematográfica, espectação cinematográficaResumen
O bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, jáconcentrou boa parte dos cinemas de rua que existiram na cidade no
século XX. O ponto central do lugar, a Praça Saens Peña, já foi
chamado de Segunda Cinelândia Carioca. No final da década de 1990,
todos os seus movie palaces e cinemas poeirinhas foram fechados e
ocupados por igrejas evangélicas, drogarias e lojas de departamento.
Hoje, na região há somente um multiplex, com seis salas, no último
piso do shopping center local. Partindo de uma pesquisa etnográfica,
pretendemos estudar o processo de extinção deste espaço da exibição
– antes facilmente acessado a partir das calçadas – e perscrutar como
ocorreu a migração da atividade de ir ao cinema para dentro do
shopping. Abordaremos questões como as relações entre cidade,
indivíduos e salas de exibição, passando pelas atuais condições de
espectação cinematográfica na Tijuca, dentro das dinâmicas sócioculturais
desse ambiente citadino.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-06
Cómo citar
FERRAZ, T. G. O cinema sai da rua para o último piso: sociabilidade, exibição e espectação cinematográficas no espaço urbano da Tijuca. Lumina, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. DOI: 10.34019/1981-4070.2009.v3.21044. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21044. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).