Juventude e televisão: a recepção do noticiário televisivo Jornal Nacional entre jovens universitários brasileiros

Autores

  • Isabel Siqueira Travancas

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20937

Palavras-chave:

televisão, jornalismo, juventude

Resumo

Análise da recepção do jornalismo produzido pela televisão brasileira entre jovens universitários da cidade do Rio de Janeiro no início do século XXI. Para tal, foi escolhido o noticiário Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. Juntamente com as novelas, ele é o carro- chefe deste canal, contando com uma audiência de cerca de 40 milhões de telespectadores (uma das maiores audiências da televisão brasileira). Discute-se desde as formas de assisti-lo – em casa ou em outros locais, sozinhos ou com amigos e/ou família, realizando simultaneamente outras atividades ou parando suas tarefas – até como os jovens interpretam as notícias apresentadas no programa. Consideram-se emissões do noticiário no período de maio a setembro de 2004, com cerca de 20 jovens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-06

Como Citar

TRAVANCAS, I. S. Juventude e televisão: a recepção do noticiário televisivo Jornal Nacional entre jovens universitários brasileiros. Lumina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.34019/1981-4070.2010.v4.20937. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20937. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos