Juventude e televisão: a recepção do noticiário televisivo Jornal Nacional entre jovens universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20937Palabras clave:
televisão, jornalismo, juventudeResumen
Análise da recepção do jornalismo produzido pela televisão brasileira entre jovens universitários da cidade do Rio de Janeiro no início do século XXI. Para tal, foi escolhido o noticiário Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. Juntamente com as novelas, ele é o carro- chefe deste canal, contando com uma audiência de cerca de 40 milhões de telespectadores (uma das maiores audiências da televisão brasileira). Discute-se desde as formas de assisti-lo – em casa ou em outros locais, sozinhos ou com amigos e/ou família, realizando simultaneamente outras atividades ou parando suas tarefas – até como os jovens interpretam as notícias apresentadas no programa. Consideram-se emissões do noticiário no período de maio a setembro de 2004, com cerca de 20 jovens.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).