Empreendedorismo como propósito: o ethos discursivo dos “cases de sucesso” do inChurchapp

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43319

Palabras clave:

Comunicação, Ethos, Aplicativo, Plataforma, InChurch

Resumen

O artigo tem como foco de pesquisa o aplicativo inChurch criado para fazer a gestão operacional e financeira de instituições religiosas. Busca-se compreender como o aplicativo inChurch modifica o ethos discursivo das instituições religiosas. Expressões como “captação de fiéis”, “gestão da membresia” e “retenção de pessoas” refletem o ethos discursivo do mundo dos negócios. A abordagem metodológica proposta pelo artigo consiste na construção do ethos discursivo por meio da análise de cases de sucesso de igrejas-clientes que utilizam o aplicativo inChurch. O referencial teórico adota uma perspectiva crítica dividida em três partes: a) as mudanças na relação entre fiéis e igrejas e a expansão das plataformas digitais; b) o uso de aplicativos móveis pelas instituições religiosas em um contexto de midiatização da sociedade; c) a análise do ethos discursivo dos líderes religiosos em um contexto neoliberal. A argumentação sugere que as plataformas digitais, especialmente o uso de aplicativos de gestão, têm modificado a maneira como as igrejas lidam com questões relacionadas à “expansão do reino”, visto que associar igreja ao mundo dos negócios torna-se uma contradição, uma vez que as instituições religiosas geralmente prezam por práticas desvinculadas de rentabilidade.

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Biografía del autor/a

Deivison Brito Nogueira, Universidade Metodista de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

NOGUEIRA, D. B. Empreendedorismo como propósito: o ethos discursivo dos “cases de sucesso” do inChurchapp. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 146–162, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.43319. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/43319. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos