Entrepreneurship as a purpose: the discursive ethos of inChurchapp’s “success stories”
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.43319Keywords:
Comunicação, Ethos, Aplicativo, Plataforma, InChurchAbstract
O artigo tem como foco de pesquisa o aplicativo inChurch criado para fazer a gestão operacional e financeira de instituições religiosas. Busca-se compreender como o aplicativo inChurch modifica o ethos discursivo das instituições religiosas. Expressões como “captação de fiéis”, “gestão da membresia” e “retenção de pessoas” refletem o ethos discursivo do mundo dos negócios. A abordagem metodológica proposta pelo artigo consiste na construção do ethos discursivo por meio da análise de cases de sucesso de igrejas-clientes que utilizam o aplicativo inChurch. O referencial teórico adota uma perspectiva crítica dividida em três partes: a) as mudanças na relação entre fiéis e igrejas e a expansão das plataformas digitais; b) o uso de aplicativos móveis pelas instituições religiosas em um contexto de midiatização da sociedade; c) a análise do ethos discursivo dos líderes religiosos em um contexto neoliberal. A argumentação sugere que as plataformas digitais, especialmente o uso de aplicativos de gestão, têm modificado a maneira como as igrejas lidam com questões relacionadas à “expansão do reino”, visto que associar igreja ao mundo dos negócios torna-se uma contradição, uma vez que as instituições religiosas geralmente prezam por práticas desvinculadas de rentabilidade.
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