As relações entre jogo, estética e linguagem numa perspectiva educativa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.38331Palabras clave:
Jogo, Estética, Linguagem, Educação Infantil, SimbólicoResumen
Considerando que o contexto da Educação Infantil está atravessado pelo conceito de jogo, tanto no âmbito das políticas públicas quanto da prática educativa, o presente texto pretende explorar categorias centrais em torno da ludicidade. Construindo reflexões sobre essas categorias, intencionamos apresentar algumas análises estabelecendo aproximações conceituais mais específicas sobre jogo, estética e linguagem. Buscando referenciais teóricos de diferentes ancoragens, destacaremos: os estudos da Sociologia e suas contribuições para a compreensão do jogo em seu aspecto cultural; as relações do jogo com a arte e a linguagem a partir da Filosofia; e também as relações entre o jogo e a produção/operação simbólica na Psicanálise. Entendemos que, por mais que cada campo de estudos aqui mencionado tenha seus próprios posicionamentos acerca da temática, a concepção do jogo, enquanto um elemento do processo de formação, pode ser aprofundado na medida em que o descolamos de um contexto mais pragmático para recuperar seu sentido ontológico e seu potencial linguageiro e simbólico.
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