Esquivas em tempos de crise: o que a gambiarra pode nos ensinar sobre a produção de vídeos?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.35423

Palabras clave:

Gambiarra, Audiovisual, Isolamento social, Pandemia da COVID-19, DIY

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada pelos autores Maria Fernanda Lopes e Paulo Fehlauer no segundo semestre de 2020, quando a necessidade de distanciamento se mostrou mais duradoura. Tanto a videoaula quanto este artigo têm como conceito norteador a ideia de gambiarra, entendida a partir de sua noção corrente, como recurso popular criativo e levada a uma compreensão mais ampla, conforme o pensamento do artista plástico e cineasta mineiro Cao Guimarães. A gambiarra como ideia serve aqui como ferramenta de uma proposta didática para o entendimento de procedimentos presentes em alguns processos de criação, e para tanto são levantadas para o conceito algumas características e possíveis categorias. Esta prática é compreendida a partir de exemplos de trabalhos artísticos e processos criativos, e seus elementos são enumerados com o intuito de auxiliar na leitura de produções audiovisuais históricas e contemporâneas. Em diálogo com esta perspectiva, e considerando o contexto didático de uma videoaula aberta, o artigo apresenta um conjunto de trabalhos em audiovisual, bem como seus processos criativos. As estratégias narrativas das obras compreendidas neste recorte poderiam ser utilizadas por um público interessado durante um período de restrições à circulação, mantendo relações com a ideia de gambiarra desenvolvida no texto. Ao final, são demonstrados os caminhos e as escolhas adotadas para a produção da própria videoaula, também produzida em casa, durante o isolamento social.

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Biografía del autor/a

Maria Fernanda de Mello Lopes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Paulo Marcelo Fehlauer, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Estudos Literários pela Unifesp e doutorando em Teoria e História Literária pela Unicamp.

Amálio Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Comunicação e Semiótica e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica na PUC-SP.

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

LOPES, M. F. de M.; FEHLAUER, P.; PINHEIRO, A. Esquivas em tempos de crise: o que a gambiarra pode nos ensinar sobre a produção de vídeos?. Lumina, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 112–127, 2021. DOI: 10.34019/1981-4070.2021.v15.35423. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35423. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

As telas da pandemia da Covid-19: desafios do Jornalismo e do Audiovisual