Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.21453Palabras clave:
impacto no jornalismo, métricas editoriais, ética, jornalismo online, cultura do clique.Resumen
O jornalismo, como atividade econômica, precisa ser sustentável e oferecer resultados que ajudam a assegurar a sua permanência. Como atividade social, ele necessita demonstrar finalidade pública, relevância comunitária e comprometimento com a coletividade. Tanto financeira quanto socialmente, espera-se que o jornalismo tenha impacto. Numa época de audiências flutuantes, dispersas e dinâmicas, medir impacto é uma tarefa cada vez mais complexa. Neste artigo, conceituamos e refletimos sobre as métricas de audiência, tensionando-as com preocupações éticas que lhe são inerentes. Para isso, analisamos a reportagem de maior repercussão pública recente de um dos jornais de referência no sul do Brasil, o Diário Catarinense. Os resultados permitem insistir num conceito de métricas que se orientem mais por aspectos sociais e editoriais do que meramente quantitativos.Descargas
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Publicado
2019-04-30
Cómo citar
VIEIRA, L. de S.; CHRISTOFOLETTI, R. Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 132–148, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.21453. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21453. Acesso em: 22 dic. 2024.
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Artigos
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