Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social

Authors

  • Livia de Souza Vieira Universidade Federal de Santa Caarina (UFSC)
  • Rogério Christofoletti

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.21453

Keywords:

impacto no jornalismo, métricas editoriais, ética, jornalismo online, cultura do clique.

Abstract

O jornalismo, como atividade econômica, precisa ser sustentável e oferecer resultados que ajudam a assegurar a sua permanência. Como atividade social, ele necessita demonstrar finalidade pública, relevância comunitária e comprometimento com a coletividade. Tanto financeira quanto socialmente, espera-se que o jornalismo tenha impacto. Numa época de audiências flutuantes, dispersas e dinâmicas, medir impacto é uma tarefa cada vez mais complexa. Neste artigo, conceituamos e refletimos sobre as métricas de audiência, tensionando-as com preocupações éticas que lhe são inerentes. Para isso, analisamos a reportagem de maior repercussão pública recente de um dos jornais de referência no sul do Brasil, o Diário Catarinense. Os resultados permitem insistir num conceito de métricas que se orientem mais por aspectos sociais e editoriais do que meramente quantitativos.

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Author Biographies

Livia de Souza Vieira, Universidade Federal de Santa Caarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PosJor/UFSC) e docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Bom Jesus/IELUSC (Joinville, SC).

Rogério Christofoletti

Prof. Dr. no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PosJor/UFSC). Pesquisador do CNPq.

Published

2019-04-30

How to Cite

VIEIRA, L. de S.; CHRISTOFOLETTI, R. Impacto no jornalismo online: cultura do clique, métricas e relevância social. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 132–148, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.21453. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21453. Acesso em: 22 dec. 2024.