TV Social em telenovelas da Rede Globo: estratégias e papéis

Autores/as

  • Yvana Fechine Universidade Federal de Pernambuco
  • Gêsa Karla Maia Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21393

Palabras clave:

Estratégias, Telenovela, Interação, TV Social.

Resumen

Compreendendo a TV Social como uma estratégia de produção que revaloriza a grade de programação da televisão, identificamos e analisamos quatro delas a partir da observação da ficção seriada da Rede Globo. São elas: live-tweeting, determinação de hashtags, call for action e chat com o elenco. A despeito das particularidades de cada estratégia, foi possível observar posições e papéis comunicativos que dão lugar a uma dinâmica interacional, baseada na interdiscursividade e na intercambialidade de papéis inerentes às redes sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yvana Fechine, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professora do Departamento de Comunicação/Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: yvanafechine@hotmail.com

Gêsa Karla Maia Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Publicitária e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: gesakarla@hotmail.com

Citas

ALMEIDA, Cecília; CAVALCANTI, Gêsa. Subculturas de fãs e telenovelas da Rede Globo: a disputa entre shippers como estratégia de propagação. Revista Culturas Midiáticas. Ano IX, n. 17 - jul-dez/2016.

CAVALCANTI, Gêsa. Tendências para TV Social como estratégia produtiva. In:CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 18, Caruaru, 2016a.Anais...Caruaru; São Paulo: Intercom, 2016.

______. O que se tem chamado de TV Social? Explorações conceituais do termo. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 17, Rio Grande do Norte, 2015. Anais... São Paulo: Intercom, 2015

______.Televisão e redes sociais: configurações de TV social em Malhação. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE, 2016b.

FARIA, Maria; BORGES, Gabriela; SIGILIANO, Daiana. et.al . Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu. In: LOPES, Maria Immacolata Vasallo (Org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2015.

FECHINE, Yvana. Elogio à programação: repensando a TV que não desapareceu. In: FECHINE, Yvana; CARLÓN, Mario (Orgs.). O Fim da Televisão. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014. p. 114-131.

_______. TV Social, práticas interacionais e modos de presença:contribuição para a delimitação do conceito. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25, Goiânia, 2016. Anais...Goiânia: Universidade Federal de Goiás; Compós, 2016.

FECHINE, Yvana; CAVALCANTI, Gêsa.Teledramaturgia brasileira e TV Social: articulações entre Televisão e Internet nas estratégias transmídias da Rede Globo.In: FERIN, I; GUEDES, A. P; SANTANA, F. C. (Orgs.). A ficção seriada e o espaço lusófono: conceitos, trânsitos e plataformas. (no prelo)

JACOBY, Alessandro. Pense Rápido! O que é melhor? Assistir TV ou comentar com alguém algo que você viu na TV? In: DUARTE, Elizabeth; CASTRO, Maria. (Orgs.) Televisão entre o mercado e a academia. Porto Alegre: Sulina, 2007.

LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras, 2014.

LING, D.; RICKLI. A. TV Social: Conceituação, aplicação e adaptação no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35, 2012, Fortaleza. Anais...São Paulo; Fortaleza: Intercom, 2012.

NORONHA, Karla; SILVA, Olga. Redes Sociais e TV Social nas TVs Públicas Universitárias. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 16, João Pessoa. Anais...João Pessoa;São Paulo: Intercom, 2011.

PATRIOTA, Karla. Social Television: envolvimento, alcance efetivo e compartilhamento ampliado. In: COVALESKI, Rogério. (Org.) Café Intercom UFPE. Recife: Editora Universitária, 2012.

RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SIGILIANO, Daiana. BORGES, Gabriela.A Rede Globo no ecossistema da Social TV: uma análise sobre as postagens do perfil @redeglobo no Twitter.Revista Intexto. Porto Alegre, UFRGS, n. 36, p. 103-120, maio/ago. 2016.

SILVA JUNIOR, Henrique. Estratégias de TV Social em Liberdade, Liberdade. Monografia (Bacharelado em Comunicação), Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

Publicado

2017-08-30

Cómo citar

FECHINE, Y.; CAVALCANTI, G. K. M. TV Social em telenovelas da Rede Globo: estratégias e papéis. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 193–215, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21393. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21393. Acesso em: 24 nov. 2024.