O “ao vivo” como promessa de participação e de autenticidade nos reality shows

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21391

Palabras clave:

reality show, “ao vivo”, participação, autenticidade

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compreender de que modo os reality shows constroem promessas de participação e de autenticidade nas transmissões “ao vivo”, e como tais promessas se conectam com o próprio processo de construção da TV ao longo da história. Neste gênero, as exibições “ao vivo” tornam mais evidentes as promessas de participação e de autenticidade, uma vez que as emissoras criam um discurso segundo o qual o processo de construção do programa ocorre “junto” aos telespectadores. No entanto, este trabalho relativiza o impacto de tais estratégias como formas efetivas de aproximação do público com os conteúdos em questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Campanella, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2010), mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London (2002) e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Bruno Campanella é Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ nível 2.

Melissa Ribeiro de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Comunicação (PPGCOM - UFF), Mestre em Comunicação (PPGCOM - UFF) e bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente e com interesse nos seguintes temas: produções audiovisuais, televisão multiplataforma, documentário, mídias digitais, linguagens e práticas midiáticas, processos cognitivos na cibercultura e materialidade dos meios. Bolsista CAPES.

Citas

ANDREJEVIC, Mark. Reality TV: The work of being watched. USA: Rowman and Littlefield Publishers, 2004.
BOURDON,Jérôme. Live televisionis still alive: ontelevision as anunfulfilledpromise. Media,Cultureand Society. Vol. 22, n. 5, 2000. p. 531–556.
BUONANNO, Milly. The Age of Television: experiences and theories. UK: IntelellectBooks, 2008.
CAMPANELLA, Bruno. Os olhos do grande irmão: uma etnografia dos fãs do Big Brother Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2012.
CARLÓN, Mario. Repensando os debates anglo-saxões e latino-americanos sobre o "fim da televisão". In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O Fim da Televisão. Tradução de Diego AndresSalcedo. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014.
CESAR, Pablo; GEERTS, David. Understanding Social TV: a survey. In: Proceedings of Networked and Electronic Media Summit (NEM Summit 2011), Torino (Italy) September, 2011. p. 27-29.
CHALABY, Jean K. At the origen of a global industry? The TV Format trade as na Anglo-American invention. In:Media, Culture and Society. Vol.34, n.1, 2012. p.36-52.
COULDRY, Nick. Theorising media as practice. In. BRÄUCHLER, Brigit and POSTILL, John. Theorising media andpractice. Nova York: Bergham Books, 2010. p. 35-54.
DE WOLTON, Dominique. Elogio do grandepúblico: umateoriacrítica da Televisão. São Paulo: EditoraÁtica, 1996.
ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
ELLIS, John. Seeingthings. Londres: I.B. Tauris&CoLdd., 2000.
ENLI, Gunn Sara. From parasocial interaction: Analysin the host-audience relationship in multi-platfom productions. In: Northern Lights. V.10, 2012. p.123-137.
FECHINE, Yvana. Televisão e presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
HASSOUN, Dan. Tracing Attentions: Toward an Analysis of Simultaneous Media Use. In:Television and New Media, Vol.15, n.4, 2014. p.271-288.
HILL, Annette. Reality TV: Audiences and popular factual television. Abingdon: Routledge, 2005.
__________. Reality TV. London/New York: Routledge, 2015.
KATZ, Elihu. Introdution: The End of Television. In:The Annals of the American Academy of Political and Social Science (ANNALS AAPSS). Vol. 625, n.1, september, 2009.
KEANE, Michael; MORAN, Albert. Television´s New Engines. In:Television New Media. Vol. 9, n.2, 2008.
LEVINE, Elana. Distinguishing television: the changing meanings of television liveness. In: Media Culture Society. Vol. 30, n.3, 2008. p. 393-409.
LOTZ, Amanda. The Television Will Be Revolutionized. New York and London: New York University Press Books, 2007.
MARINELLI, Alberto; ANDÒ, Romana. Multiscreening and Social TV: the changing landscape of TV consumption in Italy.In: View. Vol. 3, n.6, 2014. p.24-36.
OROZCO, Guilherme. Televisão: causa e efeito de si mesma. In: CARLÓN, Mario; FECHINE, Yvana (Orgs). O Fim da Televisão. Tradução de Diego AndresSalcedo. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014.
PROULX, Mike; SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers ca reach and engage
audiences by connecting television to the web, social media and mobile. New Jersey, John Wiley & Sons, Inc., 2012.
SCOLARI, Carlos Alberto. Hacia La hipertelevisión. Los primeiros sintomas de uma nueva configuración del dispositivo televisivo. In:Diálogos de La Comunicación, n. 77, 2008.
VAN DIJCK, José. Television 2.0: YouTube and the Emergence of Homecasting.V
International Conference of Massachusetts Institute of Technology (MIT5). Abril, 2007.
VAN ES, Karin. Social TV and the Participation Dilemma in NBC’s The Voice. In:Television and New Media. Vol. 17, n.2, 2016. p. 108-123.
YTREBERG, Espen. Premeditations of performance in recent live television: A scripting approach to media production studies.In:European Journal of Cultural Studies, Vol. 9, n.4, 2006. p. 421-440.

Publicado

2017-04-30

Cómo citar

CAMPANELLA, B.; DE ALMEIDA, M. R. O “ao vivo” como promessa de participação e de autenticidade nos reality shows. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 1, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21391. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21391. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea