Narcodramas: Sobre o predicado “narco” de produções televisivas colombianas e o caso de Escobar, el patrón del mal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21294Palabras clave:
Análise Cultural, Colômbia, Narcotráfico, Narcodramas, Televisão.Resumen
O propósito deste artigo é o de apresentar uma análise cultural sobre um fenômeno midiático que surgiu na televisão colombiana e que procura abordar a problemática do narcotráfico. Nosso argumento central é o de que tais produções ultrapassam a denominação de gêneros já consagrados, como a telenovela, e devem ser consideradas como um novo sub-gênero que, por força do tema, podem ser chamadas de narco-themed ou narcodramas. Por fim, apresentaremos uma breve reflexão sobre a produção Escobar, el patrón del mal.
Descargas
Citas
CABAÑAS, M. A. Narcoculture and the Politics of Representation. Latin American Perspectives, Issue 195, v.41, n.2., March 2014 3-17.DOI: 10.1177/0094582X13518760, 2014.
ESCOBAR: el patrón del mal: Produção: Juana Uribe e Camilo Cano. Colômbia: Caracol Televisión. 2012. 113 episódios.
LÓPEZ DE LA ROCHE, F. Las ficciones del poder. Patriotismo, medios de comunicación y reorientación afectiva de los colombianos bajo Uribe Vélez (2002-2010). Bogotá: IEPRI-Penguin Random House, 2014.
MARTÍN-BARBERO, J.. Dos meios as mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MARTÍN-BARBERO, J. Televisión y literatura nacional. Literatura y cultura. Narrativa colombiana del siglo XX. Volume III – Hibridez y alteridades. Compilação de M.M. Jaramillo, Betty Osorio y A. I. Robledo. Bogotá: Beca de Excelencia, Ministério de Cultura, 1996.
MOLOEZNIK, M. P. Reseña libro “Seguridad, traficantes y militares. El poder en la Sombra” de Luis Astorga, Mexicali México.Revista Estudios Fronterizos, enero-junio/vol 9, número 017, Universidad de Baja California, 2008, p.192. Disponível em:<https://goo.gl/Rg49>. Acesso em: 16 abr. 2018.
NEIRA REYES, L.F.; LÓPEZ DE LA ROCHE, F. La serie de televisión ―PabloEscobar: El patrón del mal” y las representaciones ficcionales de la cultura del narcotráfico en Colombia. In: JORNADAS INTERNACIONALES DE PROBLEMAS LATINOAMERICANOS ―América Latina: luchas, experiencias y debates por una integración de los pueblos, 4, Foz de Iguazú, Brasil, 27 al 29 de noviembre de 2014.Anais...Disponível em: <https://goo.gl/U9Zb>. Acesso em: 16 abr. 2018.
NIÑO MURCIA, C. A. Arquitextos. Escritos sobre arquitectura desde la Universidad Nacional de Colombia 1976-2005. Colômbia: Univ. Nacional de Colombia, 2006.
ORDOÑEZ, M. D. Las narco telenovelas colombianas y su papel en la construcción discursiva sobre el narcotráfico en América Latina.Dissertação (Mestrado em Estudios Latinoamericanos. Mención en Política y Cultura), Área de Estudios Sociales y Globales. Universidad Andina Simón Bolívar. Sede Ecuador, 2012. Disponível em:< http://repositorio.uasb.edu.ec/handle/10644/3033>. Acesso em: 16 abr. 2018.
RINCÓN, O. Todos temos um pouco do tráfico dentro de nós: ensaio sobre narcotráfico/cultura/novela como modo de entrada para a modernidade. MATRIZes, v.7, n.2,p. 193-219, 2013. Disponível em:< https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/69414/71990>. Acesso em: 16 abr. 2018.
RINCÓN, O. Narco.estética y narco.cultura en Narco.lombia. Nueva Sociedad #222, p. 147163, 2009. Disponível em:<nuso.org/articulo/narcoestetica-y-narcocultura-en-narcolombia/>. Acesso em: 16 abr. 2018.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).