Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil

Autores/as

  • Heitor Pinheiro Rezende Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21248

Palabras clave:

Astroturfing, Memes, Violência, Política, Internet.

Resumen

O presente artigo examina os tipos de violência presentes nos memes que retrataram os candidatos à Presidência do Brasil em 2014 na internet e relaciona esses conteúdos com as práticas do Astroturfing, termo norte-americano que caracteriza a realização de um movimento social falso que objetiva embair a opinião pública a favor de interesses políticos espúrios. A hipótese principal deste artigo é que os memes induziram os internautas a interpretações negativas sobre os candidatos no arrogado período eleitoral e que estas representações foram elaboradas por militantes virtuais, os quais serviram grupos políticos que se beneficiaram com a depreciação de adversários na internet. O resultado esperado é contribuir para discussões que vislumbrem uma visão mais ampla sobre a relação dos memes que agridem os políticos brasileiros na internet e as atividades aéticas de militantes virtuais vinculados a grupos políticos que detêm proveitos com esses atos.

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Biografía del autor/a

Heitor Pinheiro Rezende, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP); mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi (PPGDESIGN) em 2009; graduado em Publicidade e Propaganda e técnico em Gestão Empresarial pela Universidade Anhembi Morumbi em 2006. É professor nos cursos de Tecnologia em Produção Publicitária, Graduação em Publicidade e Propaganda e Pós-graduação em Mídias e Redes Sociais na Universidade Anhembi Morumbi. Exerce a atividade de professor convidado nos cursos de Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (MKTPOL ECA/USP) e MBA em Marketing e Branding da Universidade de Salvador (UNIFACS). Trabalhou em corporações nos setores de marketing e comunicação e atuou como freelancer em agências de propaganda na área de criação.

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Publicado

2017-08-30

Cómo citar

REZENDE, H. P. Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 271–288, 2017. DOI: 10.34019/1981-4070.2017.v11.21248. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21248. Acesso em: 17 jul. 2024.