Astroturfing e a violência dos memes na Política do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21248Keywords:
Astroturfing, Memes, Violência, Política, Internet.Abstract
O presente artigo examina os tipos de violência presentes nos memes que retrataram os candidatos à Presidência do Brasil em 2014 na internet e relaciona esses conteúdos com as práticas do Astroturfing, termo norte-americano que caracteriza a realização de um movimento social falso que objetiva embair a opinião pública a favor de interesses políticos espúrios. A hipótese principal deste artigo é que os memes induziram os internautas a interpretações negativas sobre os candidatos no arrogado período eleitoral e que estas representações foram elaboradas por militantes virtuais, os quais serviram grupos políticos que se beneficiaram com a depreciação de adversários na internet. O resultado esperado é contribuir para discussões que vislumbrem uma visão mais ampla sobre a relação dos memes que agridem os políticos brasileiros na internet e as atividades aéticas de militantes virtuais vinculados a grupos políticos que detêm proveitos com esses atos.
Downloads
References
noticia/2015/08/agencia-contratada-pelo-pt-paga-r-20-mil-de-salario-dilma-bolada.html>. Acesso em: 24 de ago. 2015.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
CHAGAS, Viktor; FREIRE, Fernanda; RIOS, Daniel; MAGALHÃES; Dandara. A política dos memes e os memes da política: proposta metodológica de análise de conteúdo sobre memes dos debates nas Eleições 2014. In VI Congresso da Compolítica, Rio de Janeiro, 22 a 24 de abril de 2015. Disponível em: <http://www.compolitica.org/home/wp-content/uploads/2015/04/GT6-Chagas-et-al.pdf>. Acesso em: 27 de maio. 2015.
Confira memes da campanha a presidente na eleição 2014. G1, 2014. Disponível em:<http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/10/confira-memes-da-campanha-presidente-na-eleicao-2014.html>. Acesso em: 26 de maio. 2015.
CURTO, D. R.; DOMINGOS, N.; JERÓNIMO, B. M. (Org.). O poder simbólico de Pierre Bourdieu. 2. ed. Lisboa: Ed.70, 2014.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Universidade de São Paulo, 1979.
DICIONÁRIO AURÉLIO. Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.
com>.Acesso em: 23 de maio. 2015.
DILMA BOLADA. Disponível em: <https://pt-br.facebook.com/DilmaBolada>. Acesso em: 12 jul. 2015.
Eleições brasileiras foram as mais comentadas da história do Facebook. G1, 2014. Disponível em:<http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/
noticia/2014/10/eleicoes-brasileiras-foram-mais-comentadas-da-historia-do-facebook.html>. Acesso em: 12 de maio. 2015.
FACEBOOK. Disponível em: <http://www.facebook.com.br>. Acesso em: 03 de maio. 2015.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
GOOGLE. Disponível em: <http://www.google.com>. Acesso em: 12 jul. 2015.
#Hashtag: Até debate eleitoral vira meme; veja as melhores imagens. Folha de São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/tec
/2014/08/1506466-hashtag-ate-debate-eleitoral-vira-meme-veja-as-melhores-imagens.shtml>. Acesso em: 21 de maio. 2015.
JEFERSON MONTEIRO. Disponível em: <https://www.facebook.com/jeferson.
monteiro>. Acesso em: 03 de maio. 2015.
JUNIOR, Walter Teixeira Lima; SANTOS Amanda Luiza; VERGILI, Rafael. Projeto neofluxo: atuação eleitoral do Astroturfing no fluxo informativo na Web. São Paulo: Universidade Metodista, 2014. E-Book. ISBN 978-85-918033-0-9. Disponível em: <http://walterlima.jor.br/grupotecccog/e-book-projeto-neoflu
xo-atuacao-eleitoral-do-astroturfing-no-fluxo-informativo-na-webe-lancado-pelo-tecccog/>. Acesso em: 01 abr. 2015.
Justiça aponta petista como autor de ataques a Aécio em rede social. Folha, 2015 Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/06/1643037-petista-postou-de-computadores-publicos-acusacoes-contra-aecio.shtml>. Acesso em: 24 de jul. 2015.
KOLIVOS, Eugenia, KUPERMAN, Anna. Consumer Law: Web of Lies. Legal Implications of Astroturfing. In Consumer. Good Companies Journal, janeiro de 2012, vol. 64 n.1, p. 38-41, Australia. Disponível em: <http://search.informit.
com.au/documentSummary;dn=980294545823385;res=IELBUS>. Acesso em: 16 abr. 2014.
MAIA, Alessandra; ESCALANTE, Pollyana. Consumo de Memes: Imagens Técnicas, Criatividade e Viralização. In VIII Simpósio Nacional da ABCiber, São Paulo/SP, 2014. Disponível em: <http://www.abciber.org.br/simposio2014/
anais/GTs/alessandra_maia_37.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2015.
Memes e piadas nas Eleições 2014. UOL, 2014. Disponível em: <http://eleicoes.uol.combr/2014/album/2014/09/01/memes-nas-eleicoes-2014.htm#fotoNav=140>. Acesso em: 22 abr. 2015.
RUSSAKOFF, Dale; SWARDSON, Anne. Tax-Overhaul Battle Follows Lawmakers Home. The Washington Post. Washington: 07 ago. 1985.
SHIFMAN, Limor. Ananatomy of a YouTube Meme. In New Media & Society, 2011, vol. 14 no. 2 , p.1-29, Londres, Sagepub. Disponível em: <http://mitpress.mit.edu/books/memes-digital-culture>. Acesso em: 01 de maio. 2015.
TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada. São Paulo: Paulus, 2007.
_________. Glocal: visibilidade mediática, imaginário bunker e existência em tempo real. São Paulo: Annablume, 2012.
VIRILIO, Paul. Velocidade e política. São Paulo: Estação Liberdade, 1996
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).