Teletopias da ficção: a periferia como centro (?)

Autores/as

  • Rafael Drumond

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21126

Palabras clave:

Espaço, Imaginário, Ficção, Periferia, Telenovela.

Resumen

Este artigo levanta relações possíveis entre a ficção televisiva e a construção de imaginários sobre espaços sociais, com foco nos modos de representação da periferia em duas novelas da Rede Globo de Televisão (“Avenida Brasil” e “Salve Jorge”). Do ponto de vista teórico, invisto no conceito de teletopia como tentativa de refletir sobre a teledramaturgia brasileira desde um ponto de vista espacial, reconhecendo, assim, a presença significante dessas narrativas como elemento constituinte de mundividências sociais e subjetivas. Como resultado desse processo de investigação, aponto um incômodo que move esta escritura: a suposta ascensão da periferia ao centro das narrativas ficcionais, ao contrário do presumível, integra um jogo de (in)visibilidade que propaga a diferença e a marginalização, dando a ver um humanismo colonizador que heroifica a pobreza para desanuviar as desigualdades alimentadas por esse mesmo jogo.

 

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Publicado

2014-08-15

Cómo citar

DRUMOND, R. Teletopias da ficção: a periferia como centro (?). Lumina, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/1981-4070.2014.v8.21126. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21126. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê TV: formas audiovisuais de ficção e de documentário