Teletopias da ficção: a periferia como centro (?)
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2014.v8.21126Keywords:
Espaço, Imaginário, Ficção, Periferia, Telenovela.Abstract
Este artigo levanta relações possíveis entre a ficção televisiva e a construção de imaginários sobre espaços sociais, com foco nos modos de representação da periferia em duas novelas da Rede Globo de Televisão (“Avenida Brasil” e “Salve Jorge”). Do ponto de vista teórico, invisto no conceito de teletopia como tentativa de refletir sobre a teledramaturgia brasileira desde um ponto de vista espacial, reconhecendo, assim, a presença significante dessas narrativas como elemento constituinte de mundividências sociais e subjetivas. Como resultado desse processo de investigação, aponto um incômodo que move esta escritura: a suposta ascensão da periferia ao centro das narrativas ficcionais, ao contrário do presumível, integra um jogo de (in)visibilidade que propaga a diferença e a marginalização, dando a ver um humanismo colonizador que heroifica a pobreza para desanuviar as desigualdades alimentadas por esse mesmo jogo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).