Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo

Autores/as

  • Gibran da Rocha Bento UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20974

Palabras clave:

surrealismo, cinema contemporâneo, subjetividade

Resumen

Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno e
Walter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,
recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Em
contraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo como
alienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial da
realidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por não
tomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz esta
questão para o panorama atual da cultura por meio de textos de
Fredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta David
Lynch.

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Publicado

2008-06-05

Cómo citar

BENTO, G. da R. Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20974. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20974. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos