Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20974Keywords:
surrealismo, cinema contemporâneo, subjetividadeAbstract
Este artigo examina os conceitos de Theodor Adorno eWalter Benjamin a respeito do sujeito dentro da arte surrealista,
recolocando a discussão para a análise do cinema contemporâneo. Em
contraposição a Benjamin, Adorno vê o sujeito do surrealismo como
alienado e possuidor de uma subjetividade que foge do referencial da
realidade, buscando uma liberdade subjetiva, mas que acaba por não
tomar consciência da sua falta de liberdade objetiva. O artigo traz esta
questão para o panorama atual da cultura por meio de textos de
Fredric Jameson e Norman Denzin sobre filmes do cineasta David
Lynch.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-06-05
How to Cite
BENTO, G. da R. Adorno e a discussão ética do surrealismo aplicada ao cinema contemporâneo. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20974. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20974. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).