A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas

Autores/as

  • Hellen Guicheney UFMG
  • Angela Cristina Salgueira Marques UFMG

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20973

Palabras clave:

contextos comunicativos, audiência pública, licenciamento ambiental de barragens

Resumen

Este artigo propõe-se a explorar a dinâmica de definição e
entendimento de um problema público como um processo comunicativo
marcado pela construção de contextos nos quais os interlocutores negociam
perspectivas de maneira deliberativa. A partir desta perspectiva, empreendese
uma investigação empírica acerca da disputa argumentativa travada em
uma Audiência Pública (2002) a respeito do processo de licenciamento
ambiental de uma Pequena Central Hidrelétrica no município de Aiuruoca, sul
de Minas Gerais. Evidencia-se como contextos extraordinários de discussão
podem reunir diferentes atores do sistema político e das esferas cívicas,
promovendo oportunidades de explicitação das principais linhas de conflito e
de expressão de demandas e necessidades urgentes. Ressalta-se que tais
oportunidades fazem parte de um processo deliberativo ampliado e, ainda que
seu resultado prático não seja perceptível a curto prazo, elas permitem que os
interlocutores aprimorem suas capacidades reflexivas de interpretação das
diferentes dimensões dos problemas públicos que os concernem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-06-05

Cómo citar

GUICHENEY, H.; MARQUES, A. C. S. A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20973. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20973. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos