A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20973Keywords:
contextos comunicativos, audiência pública, licenciamento ambiental de barragensAbstract
Este artigo propõe-se a explorar a dinâmica de definição eentendimento de um problema público como um processo comunicativo
marcado pela construção de contextos nos quais os interlocutores negociam
perspectivas de maneira deliberativa. A partir desta perspectiva, empreendese
uma investigação empírica acerca da disputa argumentativa travada em
uma Audiência Pública (2002) a respeito do processo de licenciamento
ambiental de uma Pequena Central Hidrelétrica no município de Aiuruoca, sul
de Minas Gerais. Evidencia-se como contextos extraordinários de discussão
podem reunir diferentes atores do sistema político e das esferas cívicas,
promovendo oportunidades de explicitação das principais linhas de conflito e
de expressão de demandas e necessidades urgentes. Ressalta-se que tais
oportunidades fazem parte de um processo deliberativo ampliado e, ainda que
seu resultado prático não seja perceptível a curto prazo, elas permitem que os
interlocutores aprimorem suas capacidades reflexivas de interpretação das
diferentes dimensões dos problemas públicos que os concernem.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-06-05
How to Cite
GUICHENEY, H.; MARQUES, A. C. S. A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20973. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20973. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).