Da crise a céu aberto às manchetes dos jornais a comunicação organizacional na construção do acontecimento jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20927Palabras clave:
crises organizacionais, acontecimento jornalístico, comunicação organizacionalResumen
Na sociedade midiatizada, acontecimentos imprevisíveis que rompem com o cotidiano, como por exemplo as crises organizacionais, são pautas garantidas na agenda midiática. Discute-se a construção do acontecimento e sua publicação noticiosa a partir do relacionamento organização e mídia em um contexto de crise. Busca-se compreender como as estratégias de comunicação organizacional colaboram no processo noticioso. Reflete-se sobre essas questões mediante a análise de conteúdo de matérias publicadas sobre o acidente com o voo AF 447 na Folha de São Paulo e no Le Monde. Verifica-se que a organização divide a cena midiática com seus públicos, onde o sucesso na gestão da crise está em fazer a voz organizacional também ser ouvida através das vozes dos demais campos sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).