Elements for an intercultural audiovisual production: a case study of the Índio Presente series
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.44473Keywords:
Communication, Audiovisual, Interculturality, Representation, Indigenous PeopleAbstract
Apresentamos reflexões sobre como os processos de autorrepresentação midiática indígena provocam transformações na forma como os comunicadores não indígenas se relacionam com a temática, em especial os que atuam na produção audiovisual, a partir de um estudo de caso da série Índio Presente. Essa série foi lançada em 2017 e veiculada em TVs universitárias ou educativas regionais e nacionais, além de disponibilizada na plataforma digital Futura Play, pertencente ao Canal Futura, até 2020. Trata-se de 13 episódios que abordam, a cada edição, um equívoco que permeia a visão do senso comum sobre os povos originários. Índio Presente foi produzida por não indígenas para o público não indígena e traz em seu conteúdo entrevistas com autoridades e “personagens agentes”, tanto indígenas como não indígenas. A metodologia envolve revisão bibliográfica sobre a representação imagética dos povos indígenas, mapeamento dos estereótipos construídos historicamente nessas representações e análise da narrativa e das fontes ouvidas na série Índio Presente. Conclui-se que o giro decolonial não representa somente a autorrepresentação, mas o deslocamento e descentramento causados na prática dos comunicadores não indígenas ao desenvolver uma produção intercultural sobre os povos indígenas.
Downloads
References
BERARDO, R. A representação da alteridade: estereótipos do índio brasileiro no cinema de ficção da década de 70. Revista Comunicação & Informação, v. 5, n. 1/2, p. 63-75, jan./dez. 2002. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24171. Acesso em: 26 dez. 2024.
CANAIS Globo. Futura. [S.l.]: c2000-2024. Globo Comunicação e participações S. A. Disponível em: https://canaisglobo.globo.com/c/futura. Acesso em: 19 dez. 2024.
CARVALHO, V.; NEVES I. A presença indígena na telenovela brasileira: poder, interdição e visibilidade. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 42, n. 1, 2019, p. 167-182. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-5844201919.
CERIMÔNIA de posse da ministra Sônia Guajajara. [S.l.], 11 jan. 2023. 1 vídeo (136 min.). Publicado pelo canal APIB Oficial. YouTube. Disponível em: https://tinyurl.com/57azzc4r. Acesso em 27 mar. 2023.
FREIRE, J. R. B. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. Revista do Centro de Estudos do Comportamento Humano (CENESCH), Manaus-Amazonas, nº 1, p. 17-33, set. 2000.
GALLASSI, A. N. “Os não índios vieram olhar como nós somos”: interculturalidade e representação na série Índio Presente. 2020. 239p. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
ÍNDIO Cidadão? - Grito 3 Ailton Krenak. [S.l.: s.n.], 4 set. 2014. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Índio Cidadão? – O Filme. Disponível em: https://youtu.be/kWMHiwdbM_Q. Acesso em: 2 abr. 2019.
IBGE. Os indígenas no Censo 2022. [S.l.], [2022]. IBGE Educa. Disponível em: https://tinyurl.com/bdhznvzu. Acesso em: 16 dez. 2024.
ÍNDIO presente. Criação de Bruno Braga Rangel Villela, Juliana Almeida e Sérgio Lobato. Brasil: Amazon Picture e Cambará Filmes. 13 episódios (ca 338 min.), 2017.
KASEKER, M. P.; GALLASSI, A. N.; RIBEIRO, L. F. Autorrepresentação indígena como política de identidades em luta. Mídia e Cotidiano, v. 16, n. 2, p. 63-86, 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.53387.
KASEKER, M. P.; GALLASSI, A. N. A representação dos povos originários no audiovisual brasileiro e o momento do giro decolonial. In: AGUIAR, C. A.; VALLE-DÁVILA, I.; RODRIGUES, D. P. (Org.). Práticas e culturas cinematográficas. Londrina: LEDI, 2022, p. 16-40.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LUCIANO, G. S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
MUNDURUKU, D. Dia do Índio é data “folclórica e preconceituosa”, diz escritor indígena Daniel Munduruku. [Entrevista concedida a] Amanda Rossi. BBC News Brasil, São Paulo, 19 abr. 2019.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47971962. Acesso em: 22 jan. 2023.
OTA, A. Y.; KASEKER, M. P. Sobre como os indígenas podem tornar-se fontes. Encontro da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura (ULEPICC), IX. Londrina, 2022.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Colección Sur Sur, 2005, p. 118-142.
RODA Viva Kaká Werá 09/01/2017. São Paulo, 10 jan. 2017. 1 vídeo (81 min.) [Entrevistador: Augusto Nunes]. Publicado pelo canal Roda Viva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iwU5KNMf014. Acesso em: 19 dez. 2024.
SAHLINS, M. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em via de extinção (parte I). Mana, vol. 3, n. 1, p. 41-73, 1997.
SALAZAR, J. G.; WALSH C. Pensar sembrando/sembrar pensando con el Abuelo Zenón. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar/Ediciones Abya-Yala, 2017.
SEVCENKO, N. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
SPIVAK, G. C. Estudios de la subalternidade: deconstruyendo la historiografia. In: MEZZADRA, S. (org.). Estudios postcoloniales: ensayos fundamentales. Madrid: Traficantes de Sueños, 2008, p. 33-67.
STAM, R. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008.
TACCA, F. O índio na fotografia brasileira: incursões sobre a imagem e o meio. Imagens. Campinas, v. 18, n. 1, 2011, p. 191-223.
TREVISAN, A. R. Cinema, história e nação: Humberto Mauro e O descobrimento do Brasil. Estudos de Sociologia, v. 21, n. 40, p. 215-235, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7477. Acesso em: 19 dez. 2024.
VILLELA, B. B. R. [Entrevista concedida a Adriana Nakamura Gallassi]. 8 mar. 2020. Disponível em: https://shre.ink/gUFP. Acesso em 20 dez. 2024.
WALSH, C. [Entrevista concedida a Tubino et al.] Pluralidades. Revista para el debate intercultural, Puno, v. 5, n. 6, p. 43-64, 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).