Elementos para uma produção audiovisual intercultural: estudo de caso sobre a série Índio Presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2024.v18.44473

Palavras-chave:

Comunicação, Audiovisual, Interculturalidade, Representação, Povos Indígenas

Resumo

Apresentamos reflexões sobre como os processos de autorrepresentação midiática indígena provocam transformações na forma como os comunicadores não indígenas se relacionam com a temática, em especial os que atuam na produção audiovisual, a partir de um estudo de caso da série Índio Presente. Essa série foi lançada em 2017 e veiculada em TVs universitárias ou educativas regionais e nacionais, além de disponibilizada na plataforma digital Futura Play, pertencente ao Canal Futura, até 2020. Trata-se de 13 episódios que abordam, a cada edição, um equívoco que permeia a visão do senso comum sobre os povos originários. Índio Presente foi produzida por não indígenas para o público não indígena e traz em seu conteúdo entrevistas com autoridades e “personagens agentes”, tanto indígenas como não indígenas. A metodologia envolve revisão bibliográfica sobre a representação imagética dos povos indígenas, mapeamento dos estereótipos construídos historicamente nessas representações e análise da narrativa e das fontes ouvidas na série Índio Presente. Conclui-se que o giro decolonial não representa somente a autorrepresentação, mas o deslocamento e descentramento causados na prática dos comunicadores não indígenas ao desenvolver uma produção intercultural sobre os povos indígenas.

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Biografia do Autor

Mônica Panis Kaseker, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisando as relações do rádio com a política e com o cotidiano dos ouvintes. Foi bolsista pela Capes para estágio doutoral na Universidad Autónoma Metropolitana Xochimilco, no México (DF), em 2009. Autora do livro Modos de Ouvir, lançado em 2012. Atuou como repórter e chefe de redação na afiliada da rádio CBN em Curitiba, foi repórter e pauteira na Folha de Londrina, atuou como repórter e chefe de reportagem na afiliada do SBT em Curitiba. Atuou como docente na PUCPR durante 13 anos em disciplinas de rádio para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Ingressou na UEL em 2015, onde passou a integrar a Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA/UEL). A partir do contato com as temáticas indígenas, passou a desenvolver pesquisa e extensão sobre a produção audiovisual intercultural com os povos indígenas. Atualmente é docente no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no qual ministra a disciplina Comunicação, Cultura e Representação. No Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UEL, desenvolve autobiografias étnico-comunitárias dos estudantes indígenas em audiovisual. Produziu documentários em parceria com comunidades indígenas do Paraná com a proposta de fortalecer a identidade étnica-cultural, como Este é o nosso Tekoha e a série Nhanderekó Eg Kaihró. Os vídeos estão disponíveis no Canal CUIA UEL no YouTube.

Adriana Nakamura Gallassi, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação e Graduada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, ambas formações pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A pesquisa da dissertação versa sobre a interculturalidade e a representação dos povos indígenas na série de TV "Índio Presente", orientada pela prof. Dra. Monica Panis Kaseker, entre 2018 e 2020. Na graduação, desenvolveu projeto de pesquisa, entre 2012 e 2014, sobre a cobertura política no telejornalismo londrinense, como sub-projeto de "Construção Simbólica e Agendamento por meio da Imagem e Linguagens na Produção Telejornalística", coordenado pela prof. Dra. Florentina das Neves Souza e desenvolvido no Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. O Trabalho de Conclusão de Curso, produzido em 2014, como desdobramento da pesquisa principiada na Iniciação Científica, acerca da cobertura do "Caso Centronic" pelos telejornais de maior audiência da cidade de Londrina, Paraná, e a construção da imagem do ex-prefeito investigado no caso. Profissionalmente, atuou como assessora de imprensa e Social Media do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e foi cofundadora e gerente de projetos de comunicação na agência de publicidade e marketing digital, Flamingo, na qual se envolveu na criação de sites, materiais gráficos, identidade visual e outros materiais; na coordenação de produções audiovisuais; no planejamento e gestão de produção de conteúdo para redes sociais; na produção de roteiros de vídeos para editoras e outras empresas; e na promoção e divulgação de eventos culturais e corporativos. Atualmente, atua como Gestora de Produtos Digitais em uma Startup de São Paulo.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

PANIS KASEKER, M.; NAKAMURA GALLASSI, A. Elementos para uma produção audiovisual intercultural: estudo de caso sobre a série Índio Presente. Lumina, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 153–169, 2024. DOI: 10.34019/1981-4070.2024.v18.44473. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/44473. Acesso em: 21 jan. 2025.

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Artigos