Audiovisual election strategies on Facebook: performance of videos in a 2020 campaign for mayor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.34093

Keywords:

Campanha Eleitoral, Estratégia, Marketing Digital, Produção Audiovisual, Redes Sociais

Abstract

O que caracteriza os vídeos publicados em uma plataforma de mídia social, durante uma campanha eleitoral, que apresentam melhor desempenho em termos de alcance e retenção dos usuários? A pergunta se traduz no objetivo central do presente trabalho, no qual se analisou 29 vídeos postados pelo perfil do candidato Doutor Omar no decorrer de uma disputa para prefeito na cidade de Viçosa (MG) em 2020. Partimos de um referencial teórico que contempla estudos relativos a estratégias, táticas e ferramentas utilizadas em eleições majoritárias no Brasil, priorizando o universo digital e, de modo ainda mais específico, produções audiovisuais concebidas visando à disseminação das mesmas via internet. Para fins de contextualização, enfatizou-se as circunstâncias de recepção de conteúdos na contemporaneidade, haja vista a multiplicidade de fontes de informação e entretenimento ora disponíveis; e aspectos pertinentes à produção e à distribuição. Em seguida, reunimos dados — fornecidos pelo Facebook — relacionados a cada uma das postagens analisadas para identificarmos aquelas que obtiveram melhor performance. Introduções que interpelavam o usuário, imagens de seres humanos e o tema “construção de identidade” estiveram entre as opções mais bem sucedidas.

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Author Biography

Marcel Henrique, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Linguística e graduado em Comunicação Social pela UFJF. Professor da Faculdade de Viçosa (FDV).

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Published

2021-12-30

How to Cite

ANGELO, M. H. Audiovisual election strategies on Facebook: performance of videos in a 2020 campaign for mayor. Lumina, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 166–184, 2021. DOI: 10.34019/1981-4070.2021.v15.34093. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/34093. Acesso em: 22 nov. 2024.