Commodified cyberactivism? Celebrity fan practices on social media
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.32352Keywords:
Celebrity, Fandom, Discussion forums, Cyberactivism, Social networksAbstract
Este é um relato de experiência de um trabalho de investigação realizado com um fandom brasileiro reunido em uma plataforma on-line: o fórum de discussões Rebellion, dedicado à cantora estadunidense Britney Spears. A pesquisa se desenvolveu como um estudo de caso, combinando notadamente técnicas de documentação, observação e entrevista. A pesquisa documental foi empregada para levantar informações sobre a trajetória de Spears. Foram considerados capas de revistas, matérias jornalísticas, letras de músicas, documentários e livros de memórias, entre outros materiais. A recuperação da sua trajetória levou ao estudo da formação do fandom brasileiro. Para analisá-lo, investimos na observação participante para propiciar a imersão no ambiente virtual, especificamente o fórum Rebellion. Já as entrevistas serviram para completar as informações sobre seus integrantes. Trata-se de um público homogêneo, com idade média acima dos 20 anos, sendo a maioria estudante ou profissional recém-ingressado no mercado. Focando em suas práticas virtuais, argumentamos que o fórum pode ser considerado um caso de ciberativismo mercantilizado, visto que alguns fãs encontram formas de se projetarem individualmente, ao mesmo tempo que se sujeitam ao trabalho gratuito para promover a personalidade.
Downloads
References
BRITNEY SPEARS LIVE: THE FEMME FATALE TOUR. Artista: Britney Spears. Nova York: EPIX, 2011. (86 min).
DAROS, O. Celebrity news and cyberactivism in the #FreeBritney fandom movement. Transformative Works and Cultures, v. 36, 2021a. DOI: <https://doi.org/10.3983/twc.2021.2091>.
DAROS, O. Have fan forums been swallowed up by social media companies?. Academia Letters, n. 1683, p. 1-6, 2021b. DOI: <https://doi.org/10.20935/AL1683>.
FÃ 1. Entrevista sobre a vida pessoal. [2012]. Entrevistadores: membros do fórum Rebellion. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2020.
FÃ 2. Entrevista sobre o trabalho de produção audiovisual. [2015]. Entrevistador: Otávio Daros. Porto Alegre (RS), 2015.
FÃ 3. Entrevista sobre o trabalho de tradução e legenda. [2015]. Entrevistador: Otávio Daros. Porto Alegre (RS), 2015.
FISKE, J. The cultural economy of fandom. In: LEWIS, L. A. (ed.). The adoring audience: fan culture and popular media. Londres: Routledge, 1992, p. 30-49.
FUCHS, C. Social media: a critical introduction. Thousand Oaks: Sage, 2013.
GROSSBERG, L. Is there a fan in the house? The affective sensibility of fandom. In: LEWIS, L. A. (ed.). The adoring audience: fan culture and popular media. Londres: Routledge, 1992, p. 50-68.
INGLIS, F. A short history of celebrity. Princeton: Princeton University Press, 2010.
IN THE ZONE. Artista: Britney Spears. Nova York: Jive Records, 2003. 1 CD (50 min).
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
JENKINS, H. Textual poachers: television fans and participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.
JENKINS, H. Fans, bloggers, and gamers: exploring participatory culture. Nova York: New York University Press, 2006.
TIMBERLAKE, J. [Pedido de desculpas]. [S. l.], 12 fev. 2021. Instagram: @justintimberlake. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2021.
MARSHALL, P. D. (ed.). The celebrity culture reader. Londres: Routledge, 2006.
MASCARENHAS, A. M. “You wanna a piece of me?” A estética do fã na peregrinação ao corpo monumento da Diva Pop em Las Vegas. 2019. 337 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Centro de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33710>. Acesso em: 29 abr. 2021.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROJEK, C. Celebrity. Londres: Reaktion Books, 2004.
RÜDIGER, F. Introdução às teorias da cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SPEARS, L. Through the storm: a real story of fame and family in a tabloid world. Nashville: Thomas Nelson, 2008.
SPYER, J. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. São Paulo: Zahar, 2007.
YAHOO.COM. Decade of top searches. Yahoo! News, 19 dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).