Ciberativismo mercantilizado? Práticas de fãs de celebridades nas redes sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.32352

Palabras clave:

Celebridade, Fandom, Fóruns de discussão, Ciberativismo, Mídia Social

Resumen

Este é um relato de experiência de um trabalho de investigação realizado com um fandom brasileiro reunido em uma plataforma on-line: o fórum de discussões Rebellion, dedicado à cantora estadunidense Britney Spears. A pesquisa se desenvolveu como um estudo de caso, combinando notadamente técnicas de documentação, observação e entrevista. A pesquisa documental foi empregada para levantar informações sobre a trajetória de Spears. Foram considerados capas de revistas, matérias jornalísticas, letras de músicas, documentários e livros de memórias, entre outros materiais. A recuperação da sua trajetória levou ao estudo da formação do fandom brasileiro. Para analisá-lo, investimos na observação participante para propiciar a imersão no ambiente virtual, especificamente o fórum Rebellion. Já as entrevistas serviram para completar as informações sobre seus integrantes. Trata-se de um público homogêneo, com idade média acima dos 20 anos, sendo a maioria estudante ou profissional recém-ingressado no mercado. Focando em suas práticas virtuais, argumentamos que o fórum pode ser considerado um caso de ciberativismo mercantilizado, visto que alguns fãs encontram formas de se projetarem individualmente, ao mesmo tempo que se sujeitam ao trabalho gratuito para promover a personalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em cooperação com a Universidade de Bremen. 

Citas

BRITNEY SPEARS LIVE: THE FEMME FATALE TOUR. Artista: Britney Spears. Nova York: EPIX, 2011. (86 min).

DAROS, O. Celebrity news and cyberactivism in the #FreeBritney fandom movement. Transformative Works and Cultures, v. 36, 2021a. DOI: <https://doi.org/10.3983/twc.2021.2091>.

DAROS, O. Have fan forums been swallowed up by social media companies?. Academia Letters, n. 1683, p. 1-6, 2021b. DOI: <https://doi.org/10.20935/AL1683>.

FÃ 1. Entrevista sobre a vida pessoal. [2012]. Entrevistadores: membros do fórum Rebellion. 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2020.

FÃ 2. Entrevista sobre o trabalho de produção audiovisual. [2015]. Entrevistador: Otávio Daros. Porto Alegre (RS), 2015.

FÃ 3. Entrevista sobre o trabalho de tradução e legenda. [2015]. Entrevistador: Otávio Daros. Porto Alegre (RS), 2015.

FISKE, J. The cultural economy of fandom. In: LEWIS, L. A. (ed.). The adoring audience: fan culture and popular media. Londres: Routledge, 1992, p. 30-49.

FUCHS, C. Social media: a critical introduction. Thousand Oaks: Sage, 2013.

GROSSBERG, L. Is there a fan in the house? The affective sensibility of fandom. In: LEWIS, L. A. (ed.). The adoring audience: fan culture and popular media. Londres: Routledge, 1992, p. 50-68.

INGLIS, F. A short history of celebrity. Princeton: Princeton University Press, 2010.

IN THE ZONE. Artista: Britney Spears. Nova York: Jive Records, 2003. 1 CD (50 min).

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

JENKINS, H. Textual poachers: television fans and participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.

JENKINS, H. Fans, bloggers, and gamers: exploring participatory culture. Nova York: New York University Press, 2006.

TIMBERLAKE, J. [Pedido de desculpas]. [S. l.], 12 fev. 2021. Instagram: @justintimberlake. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2021.

MARSHALL, P. D. (ed.). The celebrity culture reader. Londres: Routledge, 2006.

MASCARENHAS, A. M. “You wanna a piece of me?” A estética do fã na peregrinação ao corpo monumento da Diva Pop em Las Vegas. 2019. 337 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Centro de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33710>. Acesso em: 29 abr. 2021.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROJEK, C. Celebrity. Londres: Reaktion Books, 2004.

RÜDIGER, F. Introdução às teorias da cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SPEARS, L. Through the storm: a real story of fame and family in a tabloid world. Nashville: Thomas Nelson, 2008.

SPYER, J. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. São Paulo: Zahar, 2007.

YAHOO.COM. Decade of top searches. Yahoo! News, 19 dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2021.

Publicado

2022-04-30

Cómo citar

DAROS, O. Ciberativismo mercantilizado? Práticas de fãs de celebridades nas redes sociais. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 96–113, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.32352. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/32352. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos