(Web)celebridade: O sujeito ordinário e a narrativa cotidiana sob holofotes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2017.v11.21395Keywords:
celebridade, sujeito ordinário, cotidiano, capitalismo afetivo, ciberculturaAbstract
Este artigo tem por objetivo localizar a celebridade como um elemento simbólico ativo na vida cotidiana e compreender sua ascensão enquanto espírito de nosso tempo. Para isso, é necessário adentrar ao fenômeno das webcelebridades, isto é, as celebridades que se originam da internet, rompendo com o estatuto histórico da fama e transformando o cotidiano de seus personagens (o homem ordinário) em assuntos passíveis de serem espetacularizados.
Downloads
References
BENETTI, Marcia; HAGEN, Sean. Jornalismo e vida cotidiana: o comer e o cozinhar contemporâneos nas revistas semanais. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.11, n.2, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/viewFile/228/273>. Acesso em: 25 abr. 2017.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1991.
BIONDI, Angie. Imagens do Cotidiano ou o Real Construído? O jogo do real e do ficcional na narrativa fotográfica de Jeff Wall. In: LOGOS - Comunicação e Audiovisual. Ano 17, Nº01, 1º semestre 2010. Disponível em: <http://www.logos.uerj.br/PDFS/32/02_logos32_biondi_imagensdocotidiano.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2017.
BRAGA, Adriana. Microcelebridades: entre meios digitais e massivos. In Contracampo, Niterói/ RJ, nº 21, p. 39-53, ago., 2010. Disponível em: < http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/55> . Acesso em: 25 abr. 2017.
BRETAS, Beatriz. Interações cotidianas. In.: GUIMARÃES, César; FRANÇA, Vera (Orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FRANÇA, V. Celebridades: identificação, idealização ou consumo?. In: FRANÇA, V. et al (Orgs). Celebridades no século XXI: transformações no estatuto da fama. Porto Alegre: Sulina, 2014.
FREIRE FILHO, João; LANA, Lígia. Pacto de Visibilidade: Mídia, Celebridades e Humilhação. In: Revista Contracampo, v. 30, n. 2, ed. Agosto/novembro ano 2014. Niterói: Contracampo, 2014. p 4-23. Disponível em: < http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/682> . Acesso em: 25 abr. 2017.
GABLER, Neal. Vida, o filme: como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
GOFFMAN, Erving. A Representação do Eu na Vida Cotidiana. 18 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Ed. Zahar, 2011.
JORGE, Ana. O que têm os famosos? - a cultura das celebridades e os jovens portugueses. Portugal: TextoEditores, 2014.
MARSHALL, P. David. Celebrity and Power: Celebrity Status as a Representation of Power in Contemporary Culture. Montreal: Biblioteca Nacional do Canadá, 1992.
MORIN, Edgar. As estrelas: mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
_____________. Cultura de Massas no Século XX: Neurose. 9.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. (O espírito do tempo; v. 1).
PRIMO, Alex. A busca por fama na web: reputação e narcisismo na grande mídia, em blogs e no Twitter. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais.
ROJEK, Chris. Celebridade. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada: filosofia da sensação; tradutores: Antonio A. S. Zuin et al. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
TURNER, Graeme. Understanding celebrity. London/ Thousand Oaks/ New Delhi: SAGE Publications, 2004.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).