Women and children in movie theaters in the early twentieth century: an analysis of audiences in projection spaces in Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.21331Keywords:
cinema, públicos, mulheres, PortugalAbstract
O convívio e as interações entre os frequentadores das salas de cinema, no início do século XX, suscitaram múltiplos discursos expressos nos periódicos da época. A partir dessa documentação avalia-se as práticas culturais, as sociabilidades e, ainda, alguns significados atribuídos as salas de cinema pelos contemporâneos, em especial entre os moradores das menores cidades. Embora subsista a impossibilidade de captar todas as discussões ou controvérsias geradas pelo espectáculo cinematográfico em Portugal durante as suas primeiras décadas e, principalmente, os seus efeitos sobre os públicos, é possível perscrutar, no entanto, os seus sentidos mais evidentes. É importante sublinhar que esses discursos focavam sobretudo os efeitos do cinema e seus espaços de exibição sobre as mulheres e as crianças, indicando, paralelamente, o papel desempenhado por esses grupos na conformação da nova mídia.
Downloads
References
HOBSBAWM, Eric. A era do capital. 1848-1875. Lisboa: Editorial Presença, 1975.
JUAN, Myriam; TREBUIL, Christophe. Deux ou trois choses que nous savons d’eux: publics de cinéma, Conserveries mémorielles, n. 12, 2012. Disponível em: < http://cm.revues.org/1262> Acesso em 10 de abr. 2013.
LEFCOURT, Jenny. Aller au cinéma, aller au peuple. Revue d´Histoire Modern et Contemporaine, 51-4, 2004, p. 98-114.
PASSERINI, Luisa. Mulheres, consumo e cultura de massas. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres. O século XX. Lisboa: Edições Afrontamento, 1995, p. 386-388.
PEARSON, R. E.; URICCHIO, W.. The formative and impressionable stage: discursive constructions of nickelodeon´s child audience. In: MALTBY, R.; STOKES, M. (eds.), American Movie Audiences from the turn of century to the early sound era. Londres: The British Film Institute, 1999, p. 64-75.
PINTO, Jorge Ricardo. A expansão (sub)urbana no Porto romântico. O caso da freguesia do Bonfim. Percursos & Ideais, 4, 2012, p. 3-20.
RAMOS, Rui. A segunda fundação (1890-1926). In: MATTOSO, José (dir.). História de Portugal. vol. 6. Lisboa: Editorial Estampa, 1998, p. 21 e 36.
SANTOS, A. V. Para a História do Cinema em Portugal. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).