Mulheres e crianças nas salas de cinema no início do século XX: uma análise sobre os públicos nos espaços de projeção em Portugal

Autores/as

  • Juliana de Mello Moraes Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2019.v13.21331

Palabras clave:

cinema, públicos, mulheres, Portugal

Resumen

O convívio e as interações entre os frequentadores das salas de cinema, no início do século XX, suscitaram múltiplos discursos expressos nos periódicos da época. A partir dessa documentação avalia-se as práticas culturais, as sociabilidades e, ainda, alguns significados atribuídos as salas de cinema pelos contemporâneos, em especial entre os moradores das menores cidades. Embora subsista a impossibilidade de captar todas as discussões ou controvérsias geradas pelo espectáculo cinematográfico em Portugal durante as suas primeiras décadas e, principalmente, os seus efeitos sobre os públicos, é possível perscrutar, no entanto, os seus sentidos mais evidentes. É importante sublinhar que esses discursos focavam sobretudo os efeitos do cinema e seus espaços de exibição sobre as mulheres e as crianças, indicando, paralelamente, o papel desempenhado por esses grupos na conformação da nova mídia.

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Biografía del autor/a

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora do quadro permanente da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação (2000) e mestrado (2003) em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado (2010) em História pela Universidade do Minho, Portugal. Realizou estágio pós-doutoral (2014) na Universidade de Lisboa, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-Portugal). 

Citas

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Publicado

2019-08-30

Cómo citar

MORAES, J. de M. Mulheres e crianças nas salas de cinema no início do século XX: uma análise sobre os públicos nos espaços de projeção em Portugal. Lumina, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 175–192, 2019. DOI: 10.34019/1981-4070.2019.v13.21331. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21331. Acesso em: 4 jul. 2024.